Santarém, oeste do Pará e Marabá, sudeste alimentam o desejo de emancipação, enquanto o Marajó, dependente, clama por serviços que o Estado oferece a conta gotas, como a construção de estradas e transporte fluvial seguro/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.

O Tribunal Regional Eleitoral dará posse ao governador Helder Barbalho – e demais candidatos eleitos em outubro – para o segundo mandato no Executivo estadual na manhã do dia 1° de janeiro, seguindo todas as liturgias do evento, na Praça Dom Pedro, Centro de Belém, em solenidade prevista para a área frontal do Palácio Lauro Sodré.

As ‘outras posses’, marcadas sequencialmente para Marabá, no sudeste do Pará, Santarém, região oeste e Breves, no Marajó, não passam de confeitaria, ou uma forma de esvaziar o instinto divisionista que a cada ano ganha mais força entre as classes dominantes em duas regiões.

O sul do Pará quer sua autonomia a partir de Marabá, onde a exploração mineral e a agropecuária industrial prometem garantir um desenvolvimento maior com terras e clima melhores. Nas serras da região a temperatura chega a 19 graus e a maioria do povo nem paraense é.

Já para as bandas de Santarém, até Novo Progresso e Jacareacanga, onde a maioria da população votou em Bolsonaro, a criminalidade e as atividades ilegais como garimpo, extração de madeira e grilagem caminham juntas, sem que o Estado consiga assenhorar-se da situação.

No Marajó, Helder comanda um povo fiel e carente que vê na figura do governador a redenção de dias melhores, com novos investimentos em rodovias, terminais hidroviários, turismo, extração do açaí e uma prova de que a natureza intacta pode valer mais que floresta derrubada.

Papo Reto

Divulgação
  • Testemunha ocupar da exumação do general Magalhães Barata dá conta de que o cadáver estava intacto, como se embalado em um casulo.
  • O estado surpreendente do corpo, incluindo o vestuário, provocou pronta manifestação de um dos auxiliares do então prefeito Said Xerfan, presentes ao ato solene e pomposo: ‘Vamos acabar logo com isso, senão vira santo”. Pano rápido.
  • Por segurança sanitária e higiene, todo morador de Belém que se preze não deve se esquecer de enfiar uns preguinhos nas grades que enfeitam residências e imóveis em geral para pendurar o lixo doméstico até que o carro da limpeza pública dê o ar da graça.
  • A cantora Fafá de Belém (foto) desembarcou em Bragança, no último final de semana, com seu Projeto Varanda – a Varanda de São Bendito, a Festa do Santo Preto, ou Marujada.
  • Embora diga que foi ‘muito bem recebida’ pelos bragantinos, as redes sociais da região não confirmam, isto é, há divergências.
  • O Ministério da Educação antecipou os prazos de inscrições do Sisu, Prouni e Fies. Aliás, o resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro, mesma data da abertura das inscrições para o Prouni.
  • O Congresso promulgou reajustes para parlamentares, ministros e presidente da República, com impacto de R$ 2,5 bilhões no Orçamento de 2023.
  • O Natal de 2022 teve queda de 65% no número de acidentes graves, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal.  
  • O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária divulgou novas regras para georreferenciamento de imóveis rurais, obrigatório para realização de desmembramento, remembramento, parcelamento, transferência de imóveis rurais e casos envolvendo processos judiciais de áreas a partir de 100 hectares.
  • Presentes de fim de ano: o Procon orienta consumidores que a troca de produtos passa a ser obrigatória apenas se, no momento da venda, a loja tenha se comprometido a fazê-la.
  • A CBF mudou critérios de classificação para Copa do Brasil em 2024, fortalecendo federações
  • Não haverá mais distribuição de vagas pelo ranking nacional de clubes e, com isso, 80 dos 92 times que irão disputar torneio em 2024 sairão de competições estaduais.