Chalé do Senador José Porfírio agoniza em Icoaraci.  E Belém, “a cidade do já teve”, perde mais uma…

Dia 20 de setembro, 2021, 18 horas

Divulgação

O chalé do Senador José Porfirio agoniza aos olhos de todos, especialmente de seus atuais proprietários que, tudo indica, aguardam o seu total aniquilamento para comercializar o terreno que a construção ocupa, visto que esta tem a seu favor a legislação, que protege os bens singulares de importância histórica e arquitetônica. A imagem fantasmagórica (ao lado) mostrada na fotografia do economista José Croelhas fica à rua Padre Júlio Maria, no centro do Distrito de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém.

No tempo da bonança

Notável por seu traçado art nouveau, o imóvel, o chalé à foi construído em um tempo em que as famílias abastadas de Belém possuíam imóvel de recreio em Icoaraci, então uma vila bucólica e pacata, ideal para o descanso do fim de semana. Com o passar do tempo, porém, essa realidade mudou e muitos imóveis vieram a ser transferidos para herdeiros que, sem interesse em mantê-los, os abandonaram à própria sorte. É o caso do chalé do seringalista e político José Porfirio de Miranda Júnior, a quem, aliás, a história não poupa adjetivos desabonadores. 

Especulação imobiliária

No avançado estado de degradação em que se encontra, dificilmente o imóvel poderá ser restaurado, entrando para a volumosa lista de bens preciosos que a cidade perdeu,  triturados pelas engrenagens destruidoras da selvagem especulação imobiliária.