Governador Helder Barbalho reuniu correligionários e apoiadores antes da totalização dos votos para comemorar a vitória em primeiro turno/Fotos: Divulgação-Redes Sociais-Whatsapp.

Contrariando a enxurrada de pesquisas de última hora, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais. A confirmação de que haverá segundo turno foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral por volta das 21 horas, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, Lula tinha 47,85% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,7%

No Pará, não houve surpresas na disputa pelo governo do Estado: Helder Barbalho, foi reeleito primeiro turno, com mais de 70% dos votos válidos, ou mais de 3 milhões de votos, segundo do senador Zequinha Marinho, do PL, que teve cerca de 30% dos votos válidos. A surpresa, ou quase, ficou por conta da eleição do candidato do PT ao Senado, Beto Faro, empurrado pela força eleitoral de Helder, deixando Mário Couto, do PL, em segundo lugar, seguido de Manoel Pioneiro e Flexa Ribeiro.

Confira abaixo a lista de candidatos eleitos à Câmara Federal e Assembleia Legislativas, ambas sujeitas a alterações:

  • Se fizer valer a decisão que determina multa de R$ 2 mil a candidatos que deixaram o lixo eleitoral – material de campanha – em ruas e logradouros da cidade, a Justiça irá marcar gol de placa junto à população.   
  • A medida decorre de ação movida pelo Ministério Público do Estado, que obteve cautelar na Justiça. Como lixo despejado em espaços públicos é o que não falta do fim de semana, resta a expectativa.
  • Ou terá sido uma decisão retórica, o que é mais provável.
  • Eleitores lotados na Zona 76, seção 410, da Escola Jarbas Passarinho, à avenida Romulo, fizeram circular imagens nas redes sociais mostrando ‘santinho’ do candidato Lula da Silva colado no ar condicionado acima da cabine de votação.
  • O Colégio Santa Catarina de Sena, à avenida Nazaré, recebeu muitos eleitores de outras secções. Com isso, as filas foram grandes e criou-se algum tumulto, mas sem atropelos.
  • Um problema sério que deverá ser corrigido pelo TER: em muitas secções eleitorais no mesmo espaço, foi disponibilizado apenas um fone de ouvido para o voto de deficientes visuais.
  • Quando um eleitor com deficiência visual entrava na secção, o mesário tinha que procurar onde estava o fone. Com isso, alguns atrasos foram ocasionados até o ajuste a secção onde estaria disponibilizado o aparelho.
  • Como os belenenses já estão habituados, hoje, nas eleições, mais uma vez a Semob desapareceu em toda a cidade.
  • Houve engarrafamentos em frente a colégios e instituições onde funcionavam secções eleitoras e principalmente estacionamentos em fila dupla.
  • O trânsito seguiu desorganizado, principalmente no final da manhã. Os avanços de semáforos e motocicletas na contramão foram constantes.
  • Os candidatos mais uma vez emporcalharam as portas dos pontos de circulação onde os eleitores passaram por cima dos “santinhos” e ignoraram a propaganda jogada ao chão.
  • Depois das chuvas, alguém haverá de reclamar do entupimento dos bueiros.