O deputado Delegado Caveira, do PP, voltou a “mexer nos brios” da Assembleia Legislativa ao cobrar do presidente Francisco Melo Chicão providências contra manifestantes que o incomodavam com palavras de ordem durante pronunciamento em sessão ordinária na última terça-feira. O parlamentar pediu a retirada dos manifestantes das galerias ao mesmo tempo em que cobrou explicações do presidente Chicão Melo sobre os mais de 80 policiais militares lotados na Assembleia, incluindo seis coronéis. Verdade que o assunto envolvendo a cessão de policiais militares para órgãos públicos – em vez de estarem nos quarteis ou nas ruas – é recorrente, mas, na atual administração do Legislativo, a presença de militares se destaca por ser a maior de todos os tempos, segundo fontes da Casa.
Marido da cantora Gretchen
também integra contingente
O que se diz é que o atual chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa, coronel Paranhos, ocupa o cargo graças aos laços de família que o ligam ao governador Helder Barbalho, mas, além dele, há mais cinco coronéis da Polícia Militar, alguns dos quais sempre desempenharam funções de gabinete, sem jamais ter entrado em uma viatura para servir nas ruas. Então, o que justificaria a presença de tantos coronéis na Casa senão as influências políticas? Bem, na ponta do lápis, o número de policiais militares lotados no Legislativo remete à proporção média de dois para cada deputado, embora muitos deles sequer ponham os pés na Casa, como o suboficial BM Esdra, marido da cantora Gretchen.
Dois militares atuam
em Barcarena e Tailândia
Entre policiais militares na Assembleia Legislativa servindo a outras instituições aparece a tenente-coronel BM Denise, lotada no gabinete do deputado Jaques Neves, mas que atua junto ao prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, além de um capitão não identificado pelo gabinete do Delegado Caveira que serve não se sabe a quem no município de Tailândia, região nordeste do Estado. Hoje, última sessão da Assembleia antes do recesso de fim de ano, a expectativa é de que o assunto volta à baila, com as explicações da presidência.
Papo Reto
- O governador Helder Barbalho vai gastar quase R$ 4 milhões na reforma do prédio da Câmara de vereadores de Ananindeua. Enquanto isso, médicos trabalham no município e não recebem.
- Jarbas Vasconcelos inaugura hoje novas unidades no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel,incluindo alojamentos ampliados e pequenas fábricas.
- O Ministério da Saúde publica hoje o edital para adesão ao programa Médicos pelo Brasil, que substituirá gradativamente o Mais Médicos, disponibilizando 21,5 mil vagas.
- Embora o Comitê Científico da Prefeitura do Rio tenha feito tremenda ginástica para avalizar o réveillon de Copacabana, a festa da virada acabou vetada pelo governo.
- Nova onda de imigração brasileira volta assolar Portugal, depois da reabertura de fronteiras.
- A Mineração Rio do Norte lançou nesta semana o primeiro edital para financiar projetos sociais e culturais a partir de recursos próprios da empresa.
- Poderão se inscrever associações e cooperativas de comunidades ribeirinhas, quilombolas e rurais dos munícipios de Oriximiná, Óbidos, Terra Santa, Faro, que comprovem mais de dois anos de constituição.
- As energias eólica e solar crescem de maneira exponencial em todo Brasil e já atingem cerca de 20% da produção de energia gerada através das hidrelétricas e termoelétricas.
- Com a decisão da Europa e dos EUA de avançar com os veículos elétricos até 2030, é possível prever menos gases de efeito estufa na atmosfera e cidades mais limpas.