Em relação à recente publicação da coluna sobre as eleições na Federação das Indústrias do Estado do Pará, noticiando a existência de condenação criminal contra o pré-candidato à presidência, José Maria Mendonça, por suposta sonegação fiscal, o grupo de oposição à atual diretoria esclarece que o foco da questão é a consequente inelegibilidade do candidato da chapa situacionista.
Não se alega prática de simples inadimplemento no pagamento de impostos, situação que pode ocorrer com qualquer empresário momentaneamente – tampouco se coloca o problema penal circunstancial, às vezes inerente ao próprio exercício de atividade econômica. O ponto é a existência de condenação criminal de segunda instância, por Tribunal Colegiado, o TJE, com imposição de pena privativa de liberdade contra o candidato – Processo 0017603 -27.2016.8.14.0401. Assim, por aplicação de artigo expresso do Estatuto da Fiepa – art. 17, letra c – e da lei, o mesmo não pode ser candidato.
Terras: procurador-geral
vira alvo de denúncias
Corre nas entranhas do Instituto de Terras do Pará, o Iterpa, notícia de certo mal estar entre o presidente Bruno Kono, que tanta imprimir celeridade e transparência aos processos de regularização fundiária e o procurador-geral do Instituto, João de Paiva Neto, servidor de carreira, acusado de engavetar processos, mesmo que restrinja seu expediente no órgão às quartas-feiras.
Servidores do Iterpa também reclamam que o procurador cria senhas exclusivas para processos escolhidos a dedo para, supostamente, dificultar a localização. Alguns desses processos tramitam no Instituto há até 20 anos sem solução. A menos, pelo que dizem pessoas que se julgam prejudicadas, que o interessado busque “ajuda técnica” seja lá o que isso significa. A coluna não conseguiu contato com o procurador.
Papo Reto
- As obras do Estádio Mangueirão não vão ruir, mas, fique claro desde já, amores inacabados, construídos à luz do projeto de custos faraônicos costumam demolir carreiras e derrubar quem se julga acima da lei. Afinal, matemática é uma ciência exata.
- O Diário Oficial do Estado publicou a rescisão amigável do contrato com a empresa que não deu conta de vender e instalar cadeiras e equipamentos no Mangueirão, mas que, com base em aditivo de quase R$ 4 milhões…vai dar um jeito.
- O governador Helder Barbalho foi o único do Brasil convidado a participar, em Nova York, Estados Unidos, da Conference Leaptpgging, promovida do dia 3 até a próxima segunda-feira, pela Universidade de Princeton. Com ele está o secretário de Meio Ambiente, Mauro Ó de Almeida.
- O ex-deputado João Chamon Neto jogou a toalha: desistiu da disputa para deputado federal e pediu para retornar ao cargo de secretário de Estado do Sudeste do Pará.
- João Chamon e seu filho, o deputado estadual Chamozinho, estão sentindo na pele a atuação política de seus concorrentes regionais em sua bases eleitorais.
- A estratégia da família Chamon é concentrar as forças na reeleição de Chamozinho – tentando fazê-lo o estadual mais bem votado na região sul e sudeste, mas essa missão não será fácil.
- O agro agradece: o advogado Miguel Gualberto (foto) é o novo superintendente do Incra em Belém, em substituição do coronel PM Nill Duarte.
- Miguel Gualberto é figura carimbada nos corredores e gabinetes do Instituto de Terras do Pará.
- Vagas de emprego da indústria estão sendo disponibilizadas na 3ª Feira de Talentos Contrate.me, promovida pelo Senai. A MRN está participando do evento com oportunidades para atuação na mineração.
- O evento conta ainda com um ambiente virtual para networking com recrutadores das empresas e especialistas em carreira.