Agricultores familiares que cultivam dendê nas regiões de Tomé-Açu, Acará, Concórdia e Moju foram premiados pela Brasil BioFuels na última quinta-feira. A cerimônia foi um reconhecimento do Programa de Agricultura Familiar desenvolvido pela empresa e que incentiva mais de 400 agricultores familiares no Pará.
Os prêmios, entregues no auditório da empresa, na sede industrial, em Moju, celebram o resultado recorde obtidos pelas famílias parceiras, com a entrega de mais de 37 mil toneladas de palma de óleo produzidas pelos 414 agricultores pertencentes ao programa em 2022. Ao todo, a produção garantiu receita de mais de R$ 30 milhões às famílias que trabalham no cultivo palma de óleo.
A safra recorde dos agricultores familiares é incentivada pela BBF com o fornecimento de mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de dendê, auxílio para crédito bancário, estímulos à melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos do mercado. Só em 2022, a quantidade de assistência técnica em campo proporcionada pela empresa ultrapassou a marca duas mil visitas.
Prêmio ao trabalho
No evento, que contou com recepção dos agricultores, café da manhã, visita à indústria de Moju e entrega dos prêmios e brindes, a BBF premiou ainda 14 agricultores destaques em suas produtividades durante o ano e que celebraram a marca de mais de R$ 3 milhões recebidos como resultado de suas produções.
Os destaques
Para dona Maria Antônia da Silva, destaque como agricultora Mulher de 2022, essa é uma conquista jamais vista em seus mais de 30 anos de agricultora familiar. “Foi graças à BBF que conseguimos este recorde histórico no cultivo de dendê. Todo agricultor produz com amor e garra, mas sem suporte não temos como garantir uma produção com alta qualidade. Então, essa é uma conquista de todos nós.”, destaca dona Maria Antônia.
Outro agricultor destaque foi Carivaldo Barbosa, com a entrega de mais de 22 toneladas para a Brasil BioFuels. “Tenho muitos amigos na agricultura familiar que não conseguem dar continuidade em suas produções por falta de assistência. Mas aqui, na BBF, nós temos todo tipo de suporte. Da visita técnica ao carregamento da logística, para que nos preocupemos somente com nossa produção”, disse Carivaldo. “É uma parceria que dá muito certo, pois, temos confiança um no outro e sabemos que podemos contar com a empresa para nos ajudar em todas nossas entregas”, conta o produtor.