Conselho Escolar manifesta preocupação com aviso transmitido pela diretoria da escola sem confirmação oficial da Secretaria de Educação. A se confirmar a medida, jovens e adultos do turno da noite ficariam sem acesso ao ensino /Foto: Divulgação-Whatsapp.

A suposta extinção da oferta de cursos no segmento Educação de Jovens e Adultos na Escola XV de Novembro, em Belém, a partir de 2023, está mobilizando o Conselho Escolar para assembleia geral que irá discutir a medida anunciada pela Secretaria de Educação do Estado através da diretoria da escola. A escola tem mais de um século de história e atende mais de 90 alunos em Educação de Jovens e Adultos.  

Ontem, o conselheiro escolar Adiel Amorim, representante dos professores, anunciou o pedido de convocação extraordinária da assembleia junto à presidente do Conselho Escolar, professora Zuleide Abreu, com base no estatuto do colegiado. A informação sobre a medida da Secretaria de Educação vem preocupando toda a comunidade escolar e foi repassada ao Conselho sem oferecer detalhes, exceto que atingirá apenas o turno da noite, não por acaso o mais demandado. O Conselho Escolar irá defender o direito de acesso à educação e cobrar explicações da Secretaria de Educação.

Processo de matrículas
começa dia 5 e segue
até o dia 7 de janeiro

A Secretaria de Educação inicia nesta segunda-feira, com prazo até 7 de janeiro, o processo de matrícula de 2023 para alunos que ainda não fazem parte da rede de ensino do Estado, com a oferta de 180 mil novas vagas para todos os níveis e modalidades da educação básica. Esta fase do procedimento incluiu pré-matrícula para novos alunos, incluindo portadores de deficiência.