Adversários nas últimas eleições municipais, o prefeito Eduardo Pio X e o deputado federal Antônio Doido fecharam acordo: 200 vagas de emprego para apadrinhados do parlamentar em troca de promessas de emendas parlamentares para a prefeitura/Fotos: Divulgação.

Um dos maiores escândalos envolvendo troca de favores com uso de dinheiro público corre para ser levado ao Ministério Público do Estado e compromete o deputado federal Antônio Doido e o prefeito Pio X.

O que se diz é que a união das duas maiores lideranças políticas do município de São Miguel do Guamá, nordeste do Estado – o prefeito Eduardo Pio X e o deputado federal Antônio Doido – estaria provocando uma enxurrada de supostas irregularidades na prefeitura. Na verdade, segundo fontes da coluna no município, trata-se não de um acordo, mas de uma ‘excrescência’ sem tamanho e jamais vista por lá, que está sendo devidamente empacotada para ser oferecida ao Ministério Público.  

Para fechar o acordo, segundo as fontes, o deputado federal Antônio Doido teve a garantia de emprego para mais de 200 afilhados políticos na gestão de Eduardo Pio X, por quem foi derrotado nas últimas eleições municipais. Agora ocupando cargo na Câmara, Antônio Doido retribui a ‘bondade’ com emendas parlamentares direcionadas à prefeitura. Hoje, Pio X ser encontra com Antônio Doido, em Brasília, para consolidar uma das promessas de emenda, de cerca de R$ 4 milhões, dizem.   

Toda forma de erro

Contudo, enquanto as emendas não vêm e se situam apenas no campo da promessa e da suposta boa vontade do deputado federal para com o município e a gestão de Pio X, a contratação de afilhados de Antônio Doido causam espanto em São Miguel: uns em valores considerados ‘altíssimos’, outro, garantindo emprego sem trabalhar e contracheque em nome de parentes, pois o beneficiário responde a processo por improbidade administrativa, e mais um envolvendo servidor que trabalha em Belém como motorista do filho de sua excelência.

Câmara comeu abiu

Na Câmara de Vereadores, ninguém sabe, ninguém vê: os 15 parlamentares eleitos no município são todos aliados do prefeito Eduardo Pio X, que não tem pena de baixar a caneta em medidas de redução de vencimentos e demissões de modo a abrigar os protegidos do ex-adversário político e novo aliado.

Coisa de doido, como se diz na cidade.