Jatene cobra posição da PSDB Nacional que
permitiu acordo com governador do Pará

Sexta-feira, 13 de agosto de 2021

O ex-governador Simão Jatene peitou na Executiva Nacional do PSDB a decisão do presidente estadual dos tucanos, deputado federal Nilson Pinto, de jogar o partido no colo do MDB do governador Helder Barbalho. “Vocês concordam que o PSDB no Pará passe a ser sublegenda do MDB?”, indagou o ex-governador por três mandatos. No tabuleiro pré-eleitoral, o que se diz é que parte do PSDB, a que envolve o senador Tasso Jereissati, sonha com candidatura própria para presidente da República em 2022 e a estratégia do partido é lançar candidatos fortes ao governo em Estados onde o PSDB sempre teve hegemonia, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Pará. No caso do Pará, a candidatura de Simão Jatene (foto) seria pule de 10.

Procura-se um lustre 

Imbróglio envolvendo o sumiço de um lustre austríaco foi parar na Polícia e, por óbvio, está dando o que falar. Uma casa estava sendo reformada em Belém e os pedreiros precisaram desmontar a peça. Depois, quando o dono quis remontá-la, lugar mais limpo. Feito o registro policial – outras peças também sumiram -, o delegado ouviu o pedreiro e desatou o fio da meada. Contou que entregara o lustre a um conhecido antiquário, assíduo frequentador das redes sociais. Bem, algumas peças reapareceram, mas o lustre austríaco, não: teria virado parte da decoração de uma mansão no Lago Azul, em Ananindeua.

Bom apetite

Acredite se quiser: os 32 integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do Pará decidiram criar um grupo de Whatsapp chamado pomposamente de “CPJ Cardápio”, pelo qual se atribui aos nobres procuradores a não menos nobre e importante missão de votar na elaboração do menu a ser servido diariamente. Deve ser uma tortura famélica, depois de tanto trabalho. Todos os membros do MP recebem auxílio alimentação de R$ 1 mil.

Falando sério

Nesta terça-feira, integrantes da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém do Instituto Histórico e Geográfico do Pará têm reunião marcada na Polícia Civil para tratar dos furtos de estátuas e outras peças de bronze que há muito vêm ocorrendo nos logradouros da cidade.   Recentemente, ladrões surrupiaram dois centenários postes de iluminação da Praça Batista Campos sem que a Guarda Municipal, que tem posto permanente no local, sequer tomasse conhecimento sobre o crime.

Respeito é bom

Os delegados do Programa Tá Selado da Prefeitura de Belém já foram avisados pelo secretário Cláudio Puty: devem respeitar a representatividade de suas excelências os nobres vereadores em cada canto do município, ainda que a maioria seja suplente de vereador e potenciais candidatos à Câmara nas próximas eleições; ligados ao Psol, partido do prefeito, e ao PT, atrelado ao prefeito. Para alguns parlamentares que, na prática, perderam o legítimo direito de representantes do povo, a orientação não basta.

Mal comparando

Parlamentar ouvido pela coluna sobre a indicação de delegados para receber e encaminhar demandas populares ao Executivo considera a orientação equivalente a se pedir ao cachorro que não faça xixi no poste. Outro adverte que a votação do orçamento do município será a fronteira do último embate: em plenário, os 35 vereadores abrigados na Câmara – três grupos: situação, oposição e o grupo de governador, de 18 parlamentares – poderão emendar a proposta em mil pedaços e espantar o fantasma dos delegados.

O que intriga

Circulam nas redes sociais de Marituba que o Tribunal de Contas dos Municípios irá montar acampamento na prefeitura de Patrícia Mendes depois de três intimações não respeitadas pela chefe do Executivo para explicar supostas irregularidades em contratos adjudicados que somam mais de R$ 55 milhões. Pode até ser intriga da oposição, mas, no município fala-se que se trata de um valor exorbitante para um ano de governo e obras que não aparecem aos olhos da população. Com a palavra, o TCM.

Fazendo água

O programa de segurança pública Territórios pela Paz faz água. Seis dos sete bairros da Grande Belém contemplados pelo programa registraram aumento da violência de janeiro a julho deste ano. No item Violência doméstica contra mulher houve aumento em cinco bairros. Se esses bairros concentram as forças policiais e as ações preventivas, imagine bairros da RMB e dos outros municípios não contemplados pelo programa. Por essas e outras Altamira e Marabá aparecem entre os 15 municípios mais violentos do Brasil.

Viva a Santa Casa

Mais do que calar sobre as denúncias de abuso e má gestão por parte da atual administração da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, a Assembleia Legislativa ainda teve um parlamentar levantando bandeira, na sessão da última terça-feira, a favor do presidente Bruno Carmona, filho do deputado Martinho Carmona. Da tribuna, o deputado Raimundo Santos teceu vários elogios à gestão do hospital, inclusive destacando Bruno Carmona como “competente e visionário”. Não sabe de nada, inocente…

Força, deputada

Teme-se que o problema de saúde da deputada estadual professora Nilse Pinheiro, que semana passada precisou ser internada às pressas depois de passar mal na Alepa, seja mais grave que o imaginado. Médicos detectaram uma infecção no sangue, motivo pelo qual ela permaneceu internada por um tempo superior ao esperado. A conclusão do diagnóstico, ainda em aberto, leva em conta também o trauma sofrido pela parlamentar, que ano passado teve o marido assassinado em uma emboscada, em Ananindeua. 

Divulgação
  • O que se diz é que dois nomes integram, até agora, a lista de pretendente ao cargo de presidente da Fiepa, em substituição a José Conrado (foto): José Maria Mendonça e a Rita Arede.
  • Se resolver abrir mão do cargo, onde cumpre mais de dois mandatos, o próprio José Conrado deverá indicar seu sucessor.
  • O centenário prédio do Corpo de Bombeiros, à rua João Diogo com a 16 de Novembro, construído pelo intendente Antônio Lemos, será transformado em Centro de Memória da corporação.
  • Antes que seja tarde, um alerta da coluna: como reforma de prédios antigos ensejam sumiço de peças históricas, convém ficar de olho no relógio Paul Garnier que encima o prédio dos Bombeiros.
  • Pelo andar da carruagem, com a saída da Odebrecht das obras de construção, o BRT Metropolitano corre o risco de ser inaugurado depois do atual governo Helder Barbalho.
  • Há rumores de que o desenlace passaria despercebido pela Agência japoneses que financia não fosse a própria construtora avisar. Pelo visto, paciência oriental também tem limites.
  • E eis que a coronel Andréa Keyla virou a viúve Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido: saiu do Comando do Policiamento Ambiental para ser comandante do Policiamento Especializado, mas perdeu o cargo.
  • O comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, que, em portaria, “derrubou” a militar para cima, pensou melhor e tornou a portaria sem efeito. A tropa respirou aliviada
  • Novo golpe na praça: pessoa recebe ligação do número (91)2250041117 pedindo para pressionar 1 se for vacinado contra a Covid-19.  Ao fazê-lo, o incauto tem o telefone imediatamente bloqueado e consequentemente hackeado. 
  • As multas aplicadas pelas “araras” do Dnit durante as férias de julho começaram a chegar. Tomara o valor seja aplicado no mesmo trecho de Benevides, repleto de buracos, mal sinalizado, mal iluminado e  com risco permanente para motoristas.
  • A Fadesp, responsável pela organização do concurso público cancelado em Mocajuba, oeste do Pará, simplesmente se nega devolver o valor pagos pelos candidatos no ato de inscrição. Dinheiro na mão é vendaval, diria Paulinho da Viola.