Quem pensa que já viu de tudo no Pará pode estar redondamente enganado. Na área da Segurança Pública, por exemplo, tudo pode acontecer, da participação direta, em finais de semana, do Delegado-Geral da Polícia Civil e do Comandante-Geral da PM na campanha de reeleição do governador, inclusive vestindo camisa e balançando bandeira em carreatas, aos dias úteis seguintes, de terno e gravata, discutindo a fiscalização das eleições com o TER e eliminando qualquer vestígio de incompatibilidade entre militância e serviço público.
O último – ou seria o penúltimo? – acontecimento é a homenagem ao prestador de serviços renumerados Rosyberto dos Santos Albuquerque, proprietário da empresa Radiocomm Telecomunicações, Comércio e Serviço Ltda., empresa que tem contrato para a utilização das câmeras de monitoramento de ruas e avenidas feitas pelo Centro de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Grau de cavaleiro
Isso é o que consta no decreto governamental de 17 de novembro de 2022, publicado no DOE de 18 de novembro de 2022, onde, ao empresário Rosyberto Albuquerque, é concedida pelo governador Helder Barbalho a Medalha, Grau de Cavaleiro, da “Ordem do Mérito do Corpo de Bombeiros Militar do Pará”. O problema é que o nome do empresário Rosyberto Albuquerque aparece no decreto de concessão da medalha como servidor da Secretaria de Segurança Pública.
Livre pensar
Então, fica combinado assim: Rosyberto Albuquerque é funcionário da Secretaria de Segurança Pública, embora não se saiba o cargo para o qual foi nomeado, e ainda assim mantém contrato com o Estado, aliás, com o próprio órgão pela qual foi contratado.