Área cedida há quase dez anos equivale a dez campos de futebol, mas gestão letárgica da Universidade ainda não lhe deu a devida destinação, provocando a manifestação da diocese/Fotos: Divulgação.

O reitor da UFPA, professor Emanuel Tourinho,  deve se preparar para receber documento oriundo da Cúria Diocesana de Bragança,  assinado pelo novo Bispo Auxiliar, Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata.  Trata-se de duro questionamento acerca da destinação que a Universidade pretende dar à área equivalente a dez campos de futebol doada  há dez anos pela Diocese  – ainda no governo de Dom Luís Ferrando,  atual bispo emérito – para construção de novas instalações do Campus de Bragança,  embrião da sonhada Universidade Federal do Nordeste do Pará.  Dependendo do posicionamento da Reitoria,  é forte na diocese a intenção de anular a doação e retomar a propriedade.

Visita de cortesia

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará tem entre seus ilustres membros ninguém menos que o Bispo Auxiliar, Dom Possidônio da Matta. Por isso, integrantes do tradicional IHGPA estão agendando viagem a Bragança para visita de cortesia e solidariedade na missão do ilustre integrante e primeiro bispo componente do colegiado.

Professores vislumbram
atraso de pagamento

Professores e servidores concursados para a Secretaria de Educação em Bragança estão estranhando um fenômeno nos últimos 60 dias: o inchaço do quadro de funcionários das escolas públicas municipais por temporários,  muitos sem função definida,  fazendo, por exemplo,  que unidades que antes tinham 18 funcionários,  hoje ostentem 30 ou até mais.

Os servidores concursados temem que, neste ritmo,  em breve possa haver risco de atraso no pagamento dos salários na educação. Se esse fato não tiver relação com a eleição de outubro próximo,  seria então um surto de bondade do folclórico prefeito Raimundo Oliveira?

Mais de 50 candidatos
atrás de votos na cidade

 Observadores da cena política em Bragança também se dizem assustados com o número de candidatos a deputado estadual circulando pela cidade buscando um quinhão dos 80 mil votos possíveis no município: de 50 a 70, isto mesmo. Só residentes na cidade  serão oito. Por essas e por outras,  o prefeito Raimundão frequenta municípios do nordeste ao sudeste caçando votos para eleger seu rebento e atual vereador Charles Oliveira à Assembleia Legislativa,  o que julgou ser possível apenas com votos do município.

Papo Reto

Divulgação
  • A expressão quando o gato de afasta os ratos fazem a festa remete, coincidência ou não, à viagem do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior (foto), ao exterior.
  • Prova de que a segurança pública está em crise no Pará: em Icoaraci, traficantes cobram “taxa se segurança” de estabelecimentos comerciais. Quem se nega a pagar sofre sérias consequências.
  • Em Redenção, o descontrole permitiu o assassinato de três pessoas desde a última quinta-feira, inclusive de aluno na porta da faculdade.
  • O governo do Estado não tomou qualquer providência com relação às denúncias envolvendo o secretário adjunto de Obras, acusado de receber favores da empresa encarregada de instalar painéis solares no Mangueirão.
  • Também ainda não disse o que fará com relação ao comportamento indecoroso do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Ronald.
  • O Detran se encarregou de provocar o caos na viagem de volta dos frequentadores da Ilha de Mosqueiro, ontem, com uma blitz gigantesca na barreira de fiscalização da PRF.
  • A providência provocou engarrafamento de mais de cinco quilômetros, causando verdadeiro transtorno. Até um “desvio” foi improvisado na barreira para operar o bafômetro.
  • Se duvidar, o Sebrae Pará pode ter suspenso convênio de cooperação de R$ 28 milhões firmado com a União Europeia para turbinar a cultura de açaí no Estado, tamanho é o problema de gestão no órgão.
  • Em nota, o partido Agir, ex-PTC, anunciou o lançamento de chapa completa – governador, senador, deputado federal e deputado estadual – para a disputa nas eleições no Pará.