A cinco meses da eleição que irá definir a sucessão da atual presidente do Tribunal de Justiça, Regina Pinheiro, duas desembargadoras aparecem como fortes candidatas – Maria de Nazaré Gouveia e Vânia Bitar, exatamente nessa ordem/Fotos: Divulgação.

Mesmo com cinco meses de antecedência, começa a se fortalecer o nome da desembargadora Maria de Nazaré Gouveia para concorrer à presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A concorrente mais direta é a desembargadora Vânia Bitar, que sempre demonstrou desejo de ocupar o cargo. A vice-presidência deverá ser disputada pelos desembargadores Roberto Moura e Luiz Netto. Existe magistrado demonstrando sua preferência desde logo.

Pioneiro nega mudanças
na estratégia do governador

Não é verdade – mas não é mesmo – que o governador Helder Barbalho teria mudado sua estratégia para levar adiante três candidaturas ao Senado nas eleições de outubro, inclusive com risco de não eleger nenhum candidato. Na última semana, o comentário era de que Helder estaria pressionando o ex-prefeito Manuel Pioneiro para desistir da campanha com a promessa de que, em se lançando, em vez de ao Senado, à Assembleia Legislativa voltaria a ser presidente da Casa. O mesmo estaria acontecendo com o candidato Flexa Ribeiro, que desistiria da disputa majoritária para disputar vaga à Câmara Federal.

Efeito Beto Faro

Consultado pela coluna, Manuel Pioneiro apagou os boatos. Disse que a informação não procede e que sua luta é pela vaga ao Senado Federal – “e com a ajuda de Deus serei senador”, concluiu. A verdade é que essas informações têm a ver com a candidatura do deputado federal Beto Faro, que não decolou até agora e, pelo contrário, parece ter naufragado no silêncio, mas isso só os próximos meses dirão.

Papo Reto

Divulgação
  • Mais um nome Barbalho se apresenta como candidata a deputada federal. Nayara Barbalho vem a ser filha da presidente do Tribunal de Contas dos  Municípios, conselheiro Mara Barbalho (foto).
  • O município de Mocajuba segue com a saúde na UTI, não tendo sequer bisturi para pequenas cirurgias, mas seis vereadores engrossaram a chamada Marcha dos Prefeitos, em Brasília, recentemente, cada um recebendo R$ 9 mil de diárias.
  • Além dos 30 mil títulos que beneficiarão produtores do Pará, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária iniciou em outros 15 Estados, a emissão de mais de 52 mil documentos.
  • O Brasil migra de um modelo essencialmente dependente de recursos públicos para um modelo público-privado, diz o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Gustavo Montezano.
  • Finalmente, o Congresso Nacional aprovou a redução de tributos sobre combustíveis sem necessidade de compensar a perda de arrecadação.
  • A Securities and Exchange Comission, que regula o mercado de ações nos EUA, acusa a Vale de emitir laudos fraudados, escondendo a real situação de diversas estruturas em Brumadinho (MG).
  • Pequenas escolas de 16 municípios do Marajó vão ganhar programa federal piloto de saneamento.
  • O governo inclui contraceptivos injetáveis mensais na lista do SUS. O Sistema Único de Saúde já disponibiliza métodos contraceptivos como diafragma e preservativos.
  • A Rede McDonald’s (SP) recebeu pedido de esclarecimentos do Procon sobre a tabela nutricional de seus sanduíches, atestando a composição de carnes, molhos e aditivos.