Quarta-feira, 21 de julho de 2021

O governador Helder Barbalho surpreendeu seus seguidores nas redes sociais na última terça, por volta das 22 horas, ao denunciar que teve o número do seu telefone celular clonado, inclusive tendo registrado boletim de ocorrência e adotado providências para resolver o problema. Na vera, isso é mais um perrengue na atribulada vida do governador e mais ainda para a Polícia Civil e a sua área de investigação de crimes cibernéticos (foto). Afinal, sobre o outro telefone clonado de Helder Barbalho há um ano, a delegacia especializada da Polícia Civil sabe tanto a própria vítima. Ou parece. Observadores desinteressados lembram à coluna que, ano atrás, o governador passou pelo mesmo problema menos de 24 horas antes de operação da PF no Pará. Não custa lembrar à Inteligência da Segurança Pública e seus equipamentos high-tech: um governador não pode ser alvo tão fácil assim.

Livre pensar

No Instagram, um dia antes, o ex-vice-governador do Pará Helenilson Pontes havia postado imagem em que aparecem ocupando a mesma mesa ele, o ex-governador Simão Jatene e o ex-chefe da Casa Civil daquele governo José Megale, seguida do seguinte comentário: “Conversando com Simão Jatene e José Megale sobre o passado, o presente e o futuro do Pará”. Como se diz em qualquer esquina de Belém, para o bom entendedor…

Nem tudo que rebrilha

Está um primor, como diriam os colunistas sociais, a publicação do MP para comemorar os 100 dias de gestão do PGJ Cézar Mattar à frente do parquet. O assim chamado relatório traz o selo de 130 anos do MP no topo, título e subtítulo em tons dourados e QR Code em preto e branco, além de foto da fachada do prédio do MP com iluminação ao fundo. O conteúdo, bem, é modesto: destaca ações para aplicação de concurso público, modernização do parque tecnológico e criação de novos grupos de trabalho.

Tenha fé, irmão

Lei sancionada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, torna obrigatória a contratação de bombeiros civis por empresas privadas, promotores de festas, casas de shows, shopping-centers, boates, clubes sociais, condomínios verticais e horizontais, hospitais, estádios e ginásios em eventos com concentração acima de 200 pessoas. O que chama a atenção na nova lei é o dispositivo segundo o qual a regra não se aplica às entidades religiosas, como se eventos religiosos estivessem isentos de alguma tragédia.

À beira do colapso

Especialistas avaliam que a pavimentação da PA-150 está à beira do colapso. O peso excessivo por eixo na rodovia vem ocorrendo há muito tempo e sem o controle dessa carga o pavimento rapidamente se deteriora. Com três anos suportando carga de 12 a 14 toneladas-eixo, o que vem ocorrendo na rodovia, onde a norma exige 8,5 toneladas-eixo, exige atenção dobrada do governo. Interessante é a falta de interesse da Secretaria de Transporte em instalar balanças, câmeras ou sensores de controle de carga.

Único do Norte

O Hospital de Clínicas, em Belém, é o único na Região Norte participante do projeto Colaborativo de Melhoria da Qualidade Internacional para a redução da mortalidade por doenças cardíacas congênitas. O projeto é coordenado pelo Hospital Pediátrico de Boston (EUA), ligado à Universidade de Harvard, e reúne dados de outros 72 centros de referência em cardiologia do mundo.

Primeira infância

Em Brasília, durante a cerimônia de lançamento da Campanha ABC para a Primeira Infância, organizada pelo Ministério da Cidadania, o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, assinou um termo de compromisso com o Mês da Primeira Infância, evento a ser comemorado em agosto de 2021, pela primeira vez. Como parte dessa programação, a Seaster promoverá o webnário “Diálogos construtivos para a primeira infância da Amazônia paraense”. O evento virtual será realizado nos dias 11 e 12.

Vão estudar

Professores de todo o País vão aprender educação financeira, em parceria que envolve o MEC e a Comissão de Valores Mobiliários, prevendo capacitar 500 mil docentes e beneficiar cerca de 25 milhões de alunos. Brasil já é o 1º lugar no ranking mundial de downloads do GraphoGame, aplicativo cuja dinâmica de jogo ajuda melhorar a ortografia e as habilidades de leitura. A novidade é uma ação do MEC, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do Programa Tempo de Aprender.

Queda de Londres

Dois mil anos de vida, glamour e pujança financeira não estão impedindo o gradativo esvaziamento da cidade de Londres, tida por alguns como “a cidade mais infeliz do Reino Unido”. Só na última década a diferença entre os que se mudaram para a cidade e os que dela foram embora chega a meio milhão de pessoas. Segundo a BBC, os níveis crescentes de poluição, aliados à crônica indisponibilidade de moradia são as principais causas do fenômeno, agravado pela pandemia da Covid-19.

  • Desgraça só quer começo: já passam de 100 as operações desencadeadas pela Polícia Federal contra desvios de verbas destinadas ao enfrentamento da Covid-19.
  • Também passam de 100 os casos da variante Delta no Brasil: 83 no Rio; 13 no Paraná, seis no Maranhão; um em Minas Gerais; dois em Goiás; três em São Paulo; e dois em Pernambuco.
  • Na rede municipal de ensino, sindicatos continuam mandando. Aulas presenciais somente quando todos os professores estiverem vacinados, mas falta combinar…
  • No ritmo em que está, a vacinação em Belém é incerta e não sabida, uma vez que depende justamente de vacinas. Enquanto isso, as aulas vão sendo empurradas com a barriga.
Divulgação
  • Conselheiro federal da OAB, o paraense Jader Kahwage (foto), reuniu virtualmente ontem com membros da Comissão Nacional de Direito Social, quando a instituição decidiu encaminhar posicionamento contrário ao Ato 45 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que desobriga a transcrição dos depoimentos em atas de audiência, sendo aceitos apenas os arquivos das gravações.
  • Programação especial em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha ocorre nesta quinta às 17h, no Shopping Metrópole Ananindeua.
  • A programação inclui musical, desfile de beleza negra e homenagens às mulheres que se destacaram no combate à discriminação e empoderamento feminino.
  • A ação é uma parceria entre o Shopping Metrópole Ananindeua e a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento de Governo.
  • O barco do Projeto Cine Energia, patrocinado pela Equatorial Energia através da Lei Semear, vai ancorar em Breves, Marajó, de hoje até sábado.
  • A ação leva o entretenimento do cinema itinerante, com três dias de exibição de filmes nacionais e paraenses, além de oportunidade de formação com oficinas gratuitas de Produção audiovisual com smartphones e “Gestão de conteúdos audiovisuais nas redes sociais”.

Deixe o seu comentário