Sebastião Campos, presidente da Fecomércio, deixa a presidência do Conselho para a entrada de José Conrado, da Fiepa, perde a diretoria Técnica com a saída de Fabrizio Guaglione para a Faepa e acaba sem representante no Sebrae/Fotos: Divulgação.

Não é exagero dizer que quem saiu chamuscado da eleição que escolheu a nova diretoria do Sebrae Pará, ocorrida ontem, foi a Federação do Comércio. Não porque o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado, foi o escolhido para a presidência do Conselho Deliberativo, em substituição a Sebastião Campos – a troca é parte do jogo do revezamento não escrito pelo qual, a cada dois anos, representantes de federações assumem o posto -, mas porque todas as tentativas – e não foram poucas – de Sebastião Campos, da Federação do Comércio, para afastar o atual superintendente, Rubens Magno, do cargo foram frustradas. Rubens foi reconduzido. Além de entregar o cargo a Conrado, Sebastião Campos viu o representante da Federação, Fabrizio Guaglione, perder o lugar na diretoria Técnica para Maria Domingas Paulino, da Federação da Agricultura, que, retorna ao Sebrae.

Tempos de turbulência

Os meses que antecederam a eleição foram turbulentos. Considerado um gestor certo para o lugar certo, Rubens Magno vinha sendo pressionado por Sebastião Campos que, a certa altura, se reuniu com Jader Filho, responsável pela coordenação da eleição da diretoria dois anos atrás, quando o governador Helder Barbalho sequer se envolveu na disputa. Junto a Jader Filho, Sebastião Campos chegou a pedir a cabeça de Rubens Magno e de pessoas por ele indicadas. Mesmo diante de um ‘tudo bem, mas Rubinho fica” como resposta, Sebastião Campos não desistiu, supostamente estimulado por Fabrizio Guaglione, interessado em seu o substituto de Magno na superintendência. As demissões foram feitas, a pedido, mas não afetaram Rubens Magno.

Quem fica, quem sai

Nos últimos 15 dias, ainda disposto a tirar Rubens Magno de cena, e com o governador Helder Barbalho em cena, novas reuniões se sucederam, mas o cargo de Rubens Magno se mantinha garantido, muito pelas relações de amizade que mantém desde os tempos de escolas com Jader e Helder. Ao final e ao cabo, não deu outra, embora tenha havido interesses que envolviam a substituição da filha do presidente da Assembleia Legislativa e governador interino, Chicão Melo, Cássia Rodrigues, diretora Administrativa. Na condição de representante do governador, Chicão fez o que lhe cabia: Cássia fica; e ficou – mesmo depois que o próprio governador, antes de se ausentar do Estado, tenha deixado claro a Sebastião Campos e outros envolvidos na disputa que não iria se ‘indispor’ com o amigo e presidente da Assembleia Legislativa.

Não leu os sinais

O recado foi dado, claramente, várias vezes. Parece que nem Sebastião Campos, nem Fabrizio Guaglione entenderam e a Federação do Comércio perde lugar no Sebrae. Não foi por falta de aviso…  

Papo Reto

Divulgação
  • O corregedor do MP, Manoel Santino Nascimento (foto), levantou a ira da Associação do Ministério Público ao exaltar o trabalho dos defensores públicos na comparação com o dos promotores.
  • Em nota publicada depois das comemorações do Dia do MP, evento no qual o corregedor se manifestou dizendo abertamente o que muita gente sabe, A Associação rasgou elogios à classe.
  • Absurdo dos absurdos: Ginásio Mangueirinho, feito com recursos público, não abriga jogos amadores paraenses porque sua cessão é cara.
  • O Paysandu foi tetracampeão de basquete no seu acanhado Ginásio Moura Carvalho. O Mangueirinho virou “Belo Antônio” para o esporte.
  • O último ato público de grande porte ocorrido no local foi a convenção do MDB que referendou o nome do governador Helder Barbalho à reeleição, não se sabe a que preço.
  • As redes sociais dão conta de que a partir deste sábado, o Detran, assumirá as ruas em toda a cidade para apreender motos e carros com documentação irregular, pessoas conduzindo sem CNH, pneus carecas e ausência de acessórios obrigatórios. 
  • Dizem que durante duas semanas todos os órgãos de segurança pública estarão envolvidos na operação. Convém pensar duas vezes em dirigir depois do jogo decisivo entre Argentina e França. A festa será deles.
  • Parceria entre Exército e Telebras prevê a expansão da rede de fibra óptica na Amazônia. Com isso, a estatal terá 1,8 mil quilômetros do cabo subfluvial e o Exército passará a contar com as redes da empresa.
  • O piso salarial da enfermagem foi aprovado em comissão especial da Câmara. O texto estabelece que o superávit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo será usado como fonte de recursos para o cumprimento dos pisos.
  • Acordo entre União e Estados que assegura redução dos preços dos combustíveis e eletricidade é homologado pelo STF.
  • A decisão, dizem, solidificará a segurança jurídica sobre aperfeiçoamentos na cobrança do ICMS que evitaram alta de preços. á!
  • Polícia Rodoviária Federal põe nas estradas nacionais, de hoje até o dia 26 de fevereiro, a Operação Rodovida, com atividades de educação e rigorosa fiscalização de trânsito.