Lideranças obedientes ao prefeito Edmilson Rodrigues fizeram a parte combinada – levar a claque da conveniência para se contrapor aos insatisfeitos -, mas foram barradas no baile. Quem voltou a aparecer foi Estefani Henrique, segurança pessoal do alcaide, que se encarregou de sequestrar faixas, cartazes e apitos de manifestantes/ Fotos: Divulgação.
Aplausos ao alcaide ao se dizer responsável pela realização da COP 30 em Belém partiram da secretária Araceli Lemos, do vereador Fernando Carneiro e da mulher do chefe de Gabinete; de resto, sobraram denúncias de servidores.
O staff do prefeito Edmilson Rodrigues fez o possível para dar holofotes ao desprestigiado alcaide na visita de Lula a Belém. O que se diz é que cada liderança tinha a obrigação de levar 50 pessoas para engrossar a claque do prefeito, que acabou barrada pela segurança presidencial.
Restou então a ponta da mesa a Ed50 do palanque montado para o anúncio das obras da COP-30. Na cabeceira, somente o presidente Lula, o governador o ministro Jader Filho.
Mãos contadas
Acostumado a longos monólogos – interrompidos para os aplausos da claque formada por DAS -, Edmilson Rodrigues teve apenas um pequeno minuto de fama para bater no peito e afirmar que foi dele a proposta de trazer a COP-30 para Belém. Há divergências. Na ausência de sua claque restou à secretária de Educação Araceli Lemos, ao vereador Fernando Carneiro e à mulher do chefe de Gabinete aplaudir em pé, no meio da multidão – ou seja, entre os ‘normais’ – o minuto destinado ao prefeito.
Nem ao fotógrafo oficial de Ed50, o presidente do Psol, Adolfo Santos, foi permitido o acesso à área restrita à comitiva presidencial. Adolfo teve que se contentar em fazer imagens a distância, também no meio da multidão. Ninguém foi privilegiado e convidado, à exceção do prefeito, a se sentar à mesa das autoridades.
“Morrendo de fome”
Em vídeo postado pela vereadora Professora Sílvia Letícia, que se recusou a engrossar o cordão dos puxa-sacos da prefeitura, ouve-se, em meio à multidão, uma servidora pública gritando a pleno pulmões “Lula, o Edmilson não paga salário aos servidores municipais. Estamos morrendo de fome. É uma vergonha para um governo de esquerda”.
De volta à cena
A manifestação da servidora só não foi maior porque o chefe da segurança pessoal da prefeitura, o notório Estefani Henrique, que andava sumido, reapareceu e, pessoalmente, cuidou de retirar das mãos dos manifestantes faixas, cartazes e apitos.
Escanteio à esquerda
A situação fugiu ao controle. Talvez por isso, e ressabiados com as vaias dadas à prefeita de Abaetetuba, o cerimonial do governo do Estado, de forma proposital, ‘escanteou’ o prefeito de Belém. Dizem que Lula e Helder, para se descolarem da figura desprestigiada, o citaram alcaide apenas de forma protocolar.
Papo Reto
- Representantes da OAB Pará se reuniram com a corregedora-geral do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa (foto).
- Na ocasião, integrantes da Ordem apresentaram problemas enfrentados nas audiências virtuais e no sistema de notificação Ecarta.
- A corregedora-geral, por sua vez, destacou a importância da utilização do sistema de denúncias diretas à Corregedoria do TST, que podem ser anônimas para registros de irregularidades e pedido de providências.
- A proibição da pesca industrial no sul do País redundou, em pouco tempo, no aparecimento de imensos cardumes de tainha, para a felicidade ampla, geral e irrestrita dos pescadores artesanais.
- Enquanto isso, pescadores artesanais de Curuçá, São Caetano de Odivelas e outros municípios do Salgado relatam fenômeno do inexplicável desaparecimento dos cardumes.
- Pescada, gó, robalo, piramutaba e outros peixes tomaram chá de sumiço, apesar de os rios estarem abarrotados de sardinha, base da alimentação dessas espécies.
- Dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontam cenário impressionante: o endividamento dos brasileiros atingiu o patamar de 77,9% da população, o mais alto da história.
- Após muitas reclamações, a Agência Nacional de Saúde Suplementar vai suspender a comercialização de 31 planos de saúde, beneficiando mais de 407 mil beneficiários em todo o País.
- Depois de perder cerca de mil bois, pecuaristas de Mato Grosso do Sul passaram a acender fogueiras como forma espantar o frio e manter o gado aquecido.
- Acredite: cientistas comprovam que uma maçã por dia é o suficiente para melhorar a imunidade e reduzir em até 20% a Síndrome da Fragilidade em idosos, doença que reduz a massa muscular e a força do indivíduo.
- Múltiplas contas em um só celular? Muito aguardada, a atualização pelos usuários está chegando ao WhatsApp.
- O Google Fotos agora reconhece rostos em ângulos inusitados, até de costas. A ferramenta se baseia em informações além da face para reconhecer as pessoas.
- São detalhes de roupa, corpo e até data de fotos com rosto visível.