Incertezas marcam virada

do ano em meio à pandemia

Com o número total de infectados já beirando os 290 mil e, ainda, com quase 7.1 mil óbitos, a população do Pará vai virar o ano com grande preocupação diante das prováveis aglomerações em balneários e da total incerteza quanto à disponibilidade de vacinas. Com a onda negacionista  de alguns, o jeito é rezar para que o pior não aconteça e a vacina chegue o mais rápido possível à população.

Fala sério

As autoridades sanitárias do Pará demoraram a admitir e reconhecer o recrudescimento dos casos de contaminação por Covid-19, levando boa parte da população a ignorar o que se convencionou chamar de segunda onda da doença, ou coisa que a valha. Agora o problema parece ser real: novas medidas restritivas, aumento de 50 novos leitos de UTI e dez leitos clínicos na rede de saúde estadual. E a ocupação aponta 41% de leitos clínicos e 66% de UTI.

Nome do jogo

Jogador mais bem pago do Remo – mas não necessariamente o melhor -, Felipe Gedoz (foto) foi multado em 20% dos vencimentos, isto é, R$ 10 mil sobre uma das três parcelas que tem a receber do total de R$ 150 mil por três meses de contrato. Esse jogador, que veio com fama de bamba, ainda não correspondeu plenamente às expectativas, mas tem os salários garantidos: seriam pagos por um empresário do ramo, com um “plus” proveniente das alturas. Quanto ao pagamento da multa, vai depender dos próximos resultados do clube em campo

Divulgação

Novas regras

Três inquéritos epidemiológicos – da Uepa e da Ufra – erguem, nas regiões do Xingu e do Tapajós, bandeira amarelo, que exige mais restrições às atividades diante da quantidade de leitos disponíveis para Covid-19 e a capacidade do sistema de saúde para atender à demanda. Pelo decreto, as demais regiões, inclusive a Grande Belém, seguem sem alteração no bandeiramento. O documento também dita regras para eventos entre o dia31 agora e 31 de janeiro de 2021, em todo o Estado.

Ed 13

Com a divulgação de mais três nomes até o final da manhã de ontem – outros dois ficaram de ser divulgados mais tarde -, para compor sua equipe de trabalho, o novo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, elevou para 13 o número de auxiliares.  Dr. Chiquinho irá assumir o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos; professor Alickson Lopes está escalado para a Escola Bosque e a servidora de carreira Edna D´Araújo irá presidir o Instituto de Previdência de Belém, o Ipamb.

Tem mais

Os outros auxiliares já nomeados são Jurandir Novaes (Semad); Káritas Rodrigues (Sefin); Cláudio Puty (Segep); Márcia Bittencourt (Semec); Maurício Bezerra (Sesma); Carolina Quemel (Sejel); Alberto Vasconcelos (PGM); Michel Pinho (Fumbel); Joel Ribeiro (Guarda Municipal); e Márcia Kambela (Ouvidoria).

Em tempo

O advogado Bruno Batista, atual integrante da Comissão de Transição da Prefeitura de Belém, indicado pelo prefeito eleito Edmilson Rodrigues, vai assumir a presidência da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém, a Cinbesa. O engenheiro agrônomo e servidor da UFRA, Sérgio Brazão e Silva, será o novo secretário municipal de Meio Ambiente.

Nova edição

Está disponível na plataforma Issu a nova edição do jornal “Resistência”, publicação da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. A primeira edição do jornal saiu do forno em 1978, com o lema “Resistir é o primeiro passo” e o vigor de quem enfrentava a ditadura militar no Brasil. Na edição deste mês, a rede de defensores aborda temas e desafios dos direitos humanos na luta contra o fascismo na Amazônia. A leitura on-line é gratuita, mas vem aí a versão impressa.

Como explicar?

Especialistas tentam entender o porquê do crescimento acentuado de casos de feminicídio, geralmente por motivos torpes e tomados de uma brutalidade animalesca, como foram os casos ocorridos neste mês. Há algumas décadas, o criminoso se escondia sob o manto da impunidade, alegando defesa da honra e da família, quando havia traição do cônjuge. Pior: até hoje a Justiça tende a jogar a responsabilidade do crime sobre as costas da mulher  e a ignorar a Lei Maria da Penha, como um juiz de São Paulo manifestou-se recentemente. 

Menino levado

Quando se pensa que Neymar vai dar uma folga para sua imagem e sair dos holofotes, eis que a imprensa mundial registra uma festa de virada de ano, em Mangaratiba, com dois dias de duração ou mais e  500 convidados, entre eles artistas famosos. Neymar só exige que os convivas não levem aparelhos celulares. Mangaratiba, cidade praiana muito concorrida no litoral carioca, tem pouco mais de 40 mil habitantes, apenas um hospital e poucos médicos.

Jus ao nome

O prefeito de São Miguel do Guamá, Antônio Doido, do PL, derrotado nas últimas eleições, deu o troco, isto é, deu calote e não pagou contas atrasadas de consumo de energia elétrica consumida pelas bombas de sistemas de abastecimento de água de bairros da cidade. A saída para os moradores é recorrer aos poços artesianos de vizinhos, enchendo baldes e latas. Antônio Doido sumiu da cidade – mas teria sido visto em Salinas, sem medo da Civid-19 nem nada.

Nós também

Fala-se muito – e é justo – no denodo da classe médica, de enfermeiros, técnicos  de saúde e motoristas que contribuem no atendimento às vítimas de Covid-19, mas pouco se diz de jornalistas e comunicadores. Jornais e tevês suspenderam editorias, programas de auditório e novelas, enquanto a notícia do dia a dia segue firme e forte, ocupando os maiores espaços nas grades de programação e levando informações de maior relevância ao público. Viva aos jornalistas, ora bolas!

  • O que se diz é que o governador Helder Barbalho está vivamente interessado em que Remo e Paysandu cheguem a Série B do Brasileirão-2021.
  • E está perto disso: se os dois clubes vencerem seus jogos na próxima rodada podem comemorar, pois a chance de não subirem será puramente matemática.
  • Hoje, o que os especialistas dizem é que a competição está embolada para Remo e Paysandu, mas o nó pode ser desatado com a vitória de ambos.
  • Se assim for, o clássico previsto para as rodadas finais deverá ser novo “jogo de compadre”, gostem as torcidas ou não. É o que os padrinhos desejam e vão pedir.
  • Mais de 30 câmeras de videomonitoramento operam em tempo real no Centro Integrado de Comando da Segurança Pública na Praia do Atalaia, em Salinas.
  • Para um réveillon em que a presença de pessoas promete ser restrita, a medida parece um tiro de canhão contra uma mosca, mas, prevenir é o melhor remédio.
  • O selo padroniza e harmoniza os procedimentos para garantir a segurança alimentar, segundo orientação do Ministério da Agricultura.
  • Ontem, 28, a Igreja Católica comemorou o Dia dos Santos Inocentes, os primeiros mártires em nome de Cristo, ou seja, as crianças assassinadas a mando de Herodes.
  • Hoje, inocentes continuam a morrer, mas o exterminador da hora atende pelo nome de Covid-19. A esperança é o imunizante que tarda a chegar.
  • Aliás, nem só de câmeras vive a Segurança Pública do Pará em Salinópolis. A Operação Festas Seguras instalou 50 pontos de recolhimento de resíduos ao longo da faixa de areia da Praia do Atalaia.
  • A ideia é que os visitantes, uma vez mais, atentem para a necessidade de recolher o lixo que produzem.
  • Shows pirotécnicos estão proibidos nesta virada de ano, mas não há impedimento para lançamentos de fogos em ambientes abertos, desde que o uso seja doméstico.
  • José Fernando Paes de Vasconcelos, profissional de Contabilidade com reconhecidos trabalhos prestados à classe e ao Pará,  foi um dos agraciados pela Assembleia Legislativa  com o Diploma de Homenagem pelo Dia do Contador”.
  • José Fernando de Vasconcelos, que é diretor da Faepa e recebeu nesta no, o diploma de reconhecimento aos seus “50 anos de dedicação à Contabilidade”. O homenageado é ex-presidente da Junta Comercial do Pará.