MP apura lisura na distribuição
e aplicação de vacina no Pará

Demorou, mas a ordem chegou, enfim, por iniciativa do corregedor-geral do Ministério Público, o procurador Manoel Santino Nascimento. Baseado em informações acerca da má aplicação do Plano de Vacinação, o procurador recomenda aos membros do MP, especialmente aqueles ligados à área de saúde e de defesa do patrimônio público, acompanhar e fiscalizar a distribuição de vacinas como forma de respeitar os critérios de prioridade – item que se aplica nos casos dos “fura-filas” denunciados no Estado.

Ritmo lento

Dados do “Vacinômetro” da Sespa apontam que, até a última terça-feira, o Pará havia atingido a marca de 60 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Na comparação com a quantidade de doses recebidas do MS – 251.241 doses -, o ritmo ainda é muito lento, colocando o Estado como um dos últimos no ranking de vacinação. E pensar que, com população de cerca de 8 milhões da habitantes a imunização, como todos desejam, ainda é um ponto distante a ser alcançado no Pará. Com a palavra, o Ministério Público.

O plano

A deputada Heloísa Guimarães (foto) conduziu, ontem, sessão especial na Assembleia Legislativa que debateu o Plano Estadual de Vacinação. O foco principal é a demora com que vários municípios têm tratado a dinâmica de vacinação, sobretudo para com os grupos prioritários. Sem poder fazer muito sobre o tema, a sessão discutiu a polêmica causada em diferentes cidades do Pará por quem insiste em furar a fila para adquirir o imunizaste.

Divulgação

Dois mais dois

Muitos idosos tiveram que esperar por muitas horas para serem vacinados em Belém, na última quarta. Será que a prefeitura não poderia fazer convênios com as farmácias para agilizar e facilitar a vacinação das pessoas na capital paraense? Afinal, em quase todas as esquinas da cidade há uma farmácia, o que remete ao simples entendimento de que convênios com esses estabelecimentos ajudariam e muito a dar ritmo à vacinação.

No topo

A pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, o MP do Pará irá ceder o promotor de Justiça Bruno Fernandes da Silva Freitas para atuar como membro auxiliar no gabinete da PGR.  Bruno Freitas é promotor de Justiça de Prainha e atua em Santarém há alguns anos, onde se destacou no combate à corrupção e improbidade administrativa, sobretudo na “Operação Perfuga”, que investiga desvio de recursos públicos na região.

Belo Monte

Única mulher eleita ano passado entre todos os municípios da Transamazônica, a prefeita de Placas, Raquel Possimoser foi escolhida por unanimidade presidente do Consórcio Belo Monte, entidade que reúne as onze cidades afetadas pela construção da hidrelétrica homônima, no rio Xingu. O consórcio é responsável por gerenciar, fiscalizar e cobrar ações de compensações ambientais de responsabilidade da Norte Energia, dona da usina. O mandato da prefeita Raquel terá duração de dois anos.

Mamãe juíza

A juíza Adriana Tristão, do TJPA, estreia na literatura com o livro “Os três meninos da minha alma”, lançado pela Editora Kelps. O ponto forte da obra, que teve a maior parte escrita durante a pandemia e em breve ganhará também uma versão e-book é registrar as histórias e lembranças da autora sobre seus três filhos. Com elementos educativos, religiosos e de autoajuda, o livro pode ser adquirido em contato direto com a escritora.

Socorro urgente

Projeto de lei de autoria do deputado Jaques Neves, que é médico, cria a Semana de Conscientização das Cardiopatias Congênitas no Pará. A data tem como meta reduzir a fila de crianças que nascem com problemas no coração, que hoje conta com pelo menos 500 pacientes na fila de espera por uma cirurgia ou tratamento no Estado. A demora, segundo o parlamentar, é tão grande que muitas crianças acabam sendo operadas na fase adulta.

Perigo na pista

Obras de grande porte, como a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, causam transtornos pontuais onde quer que aconteçam. Mas, as condições de tráfego na avenida Celso Malcher, principal rota de entrada e saída do bairro da Terra Firme é surreal. Os buracos já passaram a crateras, e com a chegada das chuvas tornam-se verdadeiras armadilhas quando cobertos pela água. Moradores e motoristas pedem providências.

Maus tratos

O homem que arrastou um cão amarrado por uma corda em uma caminhonete em Eldorado dos Carajás, sudeste paraense, foi ouvido segunda-feira pela Polícia Civil. Na maior cara dura, como se diz, afirmou às autoridades que “tudo não passou de um acidente e que sequer percebeu que a cadela estava presa ao carro”. Apesar da agressão, o animal sobreviveu e foi resgatado por uma entidade de defesa animal. O homem responderá por maus tratos animais livre, leve e solto, isto é, em liberdade.

Saúde pública

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer apontam o registro de cerca de 450 mil novos casos de neoplasias – nome dado à multiplicação anormal de células do corpo – até o final de 2020 no Brasil. O estudo dá conta, porém, de que a velocidade do avanço tecnológico e farmacêutico dos tratamentos não é acompanhada pelo atendimento no sistema de saúde, uma das razões da judicialização relacionada aos casos de câncer. Mais de 2,5 milhões de ações deram entrada no Judiciário ano passado.

É do Pará

O federal Hélio Leite é o novo coordenador da bancada federal do Pará na Câmara dos Deputados. A decisão saiu em reunião com votação remota, ontem.  O senador Zequinha Marinho vai atuar como representante dos senadores e trabalhará junto com Hélio Leite na condução dos trabalhos da bancada no Congresso. O compromisso dos representantes do Estado é “fazer o melhor para que o Pará supere divergência na condução de assuntos relacionados aos interesses da população nestes tempos de pandemia e além”.

  • Gozação é o que não falta. Dizem que o trio de arbitragem que validou o gol fantasma do Manaus contra o Paysandu recebeu propina de três ou quatro doses de vacina contra Covid-19. Mais mágico que o gol, só o nome do autor: Jackie Chan.
  • Com as dúvidas sobre a execução e o sucesso da vacinação em duas doses persistindo, já tem torcedor projetando para agosto o retorno aos estádios de futebol.
  • O Tribunal Regional do Trabalho decidiu apoiar a campanha “todospelasvacinas”, que reúne diversas organizações de incentivo à vacinação contra o coronavírus.
  • As peças da campanha produzidas pela Assessoria de Comunicação do Tribunal serão divulgadas nas redes sociais tanto para o público interno quanto externo.
  • Pesquisa do Instituto TIM aponta que o impacto da pandemia na saúde mental e bem estar atinge quase 70% dos professores de todo o País.
  • A pesquisa destaca uma série de outras influências da Covid-19 no cotidiano dos profissionais, como aumento da desigualdade racial, perda de renda, e até a violência nas aulas ou no entorno das escolas.
  • Conflitos nas turmas e violência nas localidades foram apontados como os principais fatores negativos do trabalho presencial e pontos positivos das aulas remotas.
  • O Programa Quelônios da Amazônia no rio Tapajós, do Ibama, em parceria com a Cargill, promoveu a soltura de 720 mil ilhotes de tartarugas no tabuleiro de Monte Cristo, em Aveiro, oeste do Pará.
  • A Alepa recebeu os novos deputados Adriano Coelho, do PDT, e José Maria Tapajós, do PL, substitutos dos deputados Daniel Santos e Renato Ogawa, que deixaram a Casa para assumir as prefeituras de Ananindeua e Barcarena.
  • O deputado estadual Gustavo Sefer protocolou pedido de concessão do título de Cidadão de Belém para o goleiro Vinícius, do Clube do Remo, que também é vereador.
  • Na justificativa, o parlamentar aponta não apenas a adoção de Belém como moradia definitiva de Vinícius, mas também a contribuição ao futebol paraense, pelo Clube do Remo.
  • Populações das comunidades do Pará e Tocantins são beneficiadas com os novos postos de empregos gerados pelo Projeto Novo Estado, da ENGIE Brasil Energia.
  • A construção da subestação Serra Pelada e a ampliação das subestações Itacaiúnas e Xingu, no Pará, e Miracema, no Tocantins, garantem geração de renda durante e depois da fase de implantação.
  • Conselho Regional de Administração e Unama fecharam acordo que garante a profissionais e dependentes descontos especiais em cursos de graduação e pós-graduação  ofertados pela  universidade.
  • Aliás, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, o CRA segue implantando ações que visem recuperar a respeitabilidade e confiança perdidas após longa intervenção.