Supremo suspende foro

privilegiado no Pará

O Supremo Tribunal Federal referendou medida cautelar em cinco Ações Diretas de Inconstitucionalidade movidas pela PGR contra dispositivos de Constituições estaduais que garantiam foro por prerrogativa de função a autoridades que não estão listadas na Constituição Federal. Trocando em miúdos, está suspenso o foro privilegiado a defensores públicos do Pará e de Rondônia, defensores públicos e procuradores de Alagoas e Amazonas, e do defensor público-geral e chefe-geral da Polícia Civil de Pernambuco.

Mexa-se

Cinco municípios do Pará – Marituba, na Grande Belém; Tucuruí, Abaetetuba, Tailândia e Moju – ocupam as últimas posições do Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Centro de Liderança Pública com patrocínio do Sebrae. O estudo é amplo, mas permite identificar, em três dimensões do trabalho – instituições, sociedade e economia – e doze pilares temáticos quais os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do município em cada um dos 55 indicadores. 

No rastro

Fato inusitado no primeiro turno das eleições foi a vitória solidária que o povo Aurora do Pará deu a Vanessa Gusmão (foto), eleita prefeita. Ela é filha de Ernanes Gusmão que, no início do ano, despontava como favorito nas pesquisas, mas acabou falecendo vítima de Covid-19. Coube a Vanessa, que nunca pensou ser política, aproveitar os índices do pai e assumir a vaga na coligação. Resta à herdeira conquistar seu lugar no espaço político.

Divulgação

É do Pará

A Procuradoria-Geral do Estado se depara com um fato inédito: o uso e registro comercial da marca “Pará” em medicamento, o que é flagrantemente ilegal. O caso está na Justiça. A empresa Supera Farma Laboratório, que comercializa produto com princípio ativo da Nitazoxanida, tenta se justificar esclarecendo que “a marca seria a única possível e exclusivamente sugestiva” ao modo do agir do remédio, que é destinado ao tratamento de “parasitoses” e que o acento final da palavra “Pará” se deu apenas “por uma questão fonética”.

Também é

O documentário “Boletim Covid Pará”, produzido pela Ufra, foi a única produção da Região Norte premiada na mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″, iniciativa que é parte da programação da 72ª Reunião Anual da SBPC. A produção registra o desenvolvimento e a repercussão junto à sociedade paraense do Boletim Covid Pará”, fruto de estudo da Universidade em parceria com pesquisadores da Ufopa e da UFPA. O trabalho foi conduzido pelo assessor de comunicação da Ufra, Ben Rholdan.

No ar

Em dezembro, a Voepass Linhas Aéreas expande sua atuação no mercado regional disponibilizando novas frequências nas cidades de Parintins (AM) e Itaituba, no Pará. A partir do dia 15 de dezembro, os voos para Parintins passam a ser diários, com a inclusão da nova frequência às terças-feiras. Já a partir do dia 17, a cidade de Itaituba que ganha um novo voo às quintas-feiras, chegando a cinco frequências semanais para a região.

Vale a aposta

“Políticas de diversidade e inclusão na mineração” foi um dos temas discutidos durante a programação da Exposibram 2020, na última quarta-feira. A especialista em Inclusão e Diversidade da Vale, Fernanda Castanheira, apresentou algumas iniciativas e investimentos adotados pela empresa para tornar o ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. No ano passado, a empresa estabeleceu a meta de dobrar sua força de trabalho feminina até 2030, passando de 13% para 26%.

Há espaço

Aliás, para mostrar que há espaço para as mulheres na mineração, da operação em campo até a liderança, a Vale lançou a websérie “Mineração por Elas”. Idealizada e produzida por mulheres, a obra contempla seis episódios de vídeos de curta duração que têm entre seus objetivos valorizar as empregadas que já atuam na empresa e inspirar ainda mais mulheres a construir carreira na mineração.

Túmulo lunar

Empresa funerária instalada no Texas (EUA), a Celestis é quem vai fornecer as doze cápsulas com as cinzas de mortos a serem transportadas pela Missão Luna 2, da Nasa, em julho do ano que vem, para uma região da Lua conhecida como Lacus Mortis. A primeira vez que isso aconteceu foi há 22 anos, quando foram depositados lá os restos mortais do cientista Eugene Shoemaker. Curiosamente, essa não é a única forma de enterro no espaço disponível para apostadores com dinheiro para queimar. Virou moda entre ricaços.

Peso do ouro

Seis garimpos ilegais fechados, 40 trabalhadores que estavam em regime análogo à escravidão, resgatados, quase R$ 100 mil e dois quilos de ouro apreendidos. Esse foi o resultado de operação conjunta envolvendo a PF, MPF e o Ministério Público do Trabalho. A ação ocorreu no Distrito de Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará. Na operação, dois donos de garimpos ilegais também foram presos por crimes ambientais e por reduzir trabalhadores à condição de trabalho análogo à escravidão.

  • O nada juvenil prefeito de Altamira e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará Domingos Juvenil confia mais em caixas de papelão do que na rede bancária.
  • Só isso justifica a manutenção de tanto dinheiro – sem falar na quantidade de ouro – mantida na própria residência. Parece que travessuras não respeitam idade…
  • O Grupo Equatorial Energia foi o grande vencedor do prêmio Melhores da Bolsa 2020 – promovido pela InfoMoney e o StockPickers, a partir de um ranking elaborado pelo Ibmec e pela Economática.
  •         
  • Na cerimônia online, a Equatorial recebeu a premiação nas categorias “Melhor empresa da Bolsa” e “Melhor Setor de Utilidade Pública”.
  •  As notícias de que as TVs fechadas vêm perdendo clientes às centenas em Belém não surpreendem. A programação da Sky, por exemplo, está na base de “gato por lebre”.
  • O que se diz é que dos 35 mil ingressos virtuais que o Paysandu colocou à venda para o jogo contra o Botafogo (PB), hoje, em Belém, 5 mil haviam sido comercializados até a última quarta.
  • O Manaus, que enfrentará Remo e Paysandu nesta reta final da Série C, disputou oito partidas dentro de casa sem nenhuma derrota: venceu quatro e empatou quatro. Empate serve para as equipes paraenses.
  • Comerciantes do bairro da Terra Firme reclamam e pedem providências às autoridades da segurança pública.
  • Alegam que estão sendo extorquidos por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho.
  •  Mensagens por WhatsApp foram disparadas com pedido de socorro. Antes, segundo os comerciantes, a Rotam até que entrava nas ruas, mas “agora, nem isso”.
  • A Redes-Fiepa marca presença na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 com  estande virtual e vasta programação técnica sobre estratégias de investimentos, empreendedorismo e oportunidades de negócios. 
  • Da Casa Rosada, sede do governo argentino, aos quatro cantos do mundo, todos choraram a morte do craque Diego Maradona. Vai-se o homem, fica a lenda.
  • Certamente não lhe faltará, nesta caminhada, “la mano de Dios”. 

Deixe o seu comentário