Feminicídio explode no Pará, mas

não aparece na propaganda oficial

A triste estatística de feminicídio no Pará passa ao largo da propaganda do governo no item segurança pública. Dados da Segup, por exemplo, apontam que, até o último dia 20, 38 mulheres foram assassinadas no Estado, aumento de 123% nos casos. No mesmo período do ano passado foram 17 registros. O mais preocupante é que, enquanto essas mulheres viram estatística, o atendimento só piora. Há muitas reclamações quanto à lentidão e às dificuldades de atendimento na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Ananindeua.

Quem mandou?

A Portaria 434, da Corregedoria da Polícia Civil, determina a apuração das circunstâncias de operação policial que deveria “apreender cocaína em um avião em Tailândia”, sudeste do Estado. Estranho. Como policiais civis foram enviados ao município para interceptar aeronave supostamente carregada de cocaína quando o delegado-geral sequer tinha conhecimento da operação? Estaria o chefe de Polícia do Pará mais para rainha da Inglaterra – aquela que reina, mas não governa?

Ruy na praça

Uma estátua em bronze de tamanho real, sem pedestal, do poeta Ruy Barata (foto) será inaugurada no dia 10 de dezembro, na Praça da República, entre o Bar do Parque e o Teatro da Paz. Trata-se de homenagem da Prefeitura de Belém pelo centenário de nascimento do poeta. A obra é do arquiteto e artista plástico paraense Fernando Luiz Pessoa, que também assina as estátuas de Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim e Dorival Caymmi, na orla do Rio de Janeiro.

Divulgação

Oito ou oitenta

A nova ordem – ou seria desordem? – social vem  destacando partidos de esquerda e de direita em grande embates eleitorais. No Brasil, a tendência é seguir o caminho dos EUA, elegendo políticos voltados à social democracia. Exemplos não faltam: em São Paulo, Boulos, do Psol, e Covas do PSDB estão em disputa acirrada; no Rio, Eduardo Paes e pastor Crivela, o mesmo acontecendo em Recife, Porto Alegre e Curitiba. Em Belém, a disputa é tão definida quanto o lado escuro da Lua.

Nova onda

Quando a gente pensa que já viu tudo: diretor do Institute for Health Metrics and Evaluation, o professor Christopher Murray, da Universidade de Washington, acredita que um novo pico de casos de Covid-19 só deve ocorrer no Brasil a partir de abril de 2021 – e a gravidade vai depender da disponibilidade de uma vacina. A análise foi apresentada durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados, encerrado na última sexta. Pelo sim, pelo não, melhor prevenir.

Todo cuidado

O modelo estatístico aplicado pelo pesquisador para análise de dados da pandemia foi desenvolvido em março, mas já em julho foi revisado e passou a analisar dados do passado recente, tendo capacidade preditiva sobre a próxima semana. O instituto leva em consideração a dinâmica da transmissão, o modelo comportamental humano e dos governos, que leva em conta fatores como uso de máscara, mobilidade, taxa de isolamento social e disponibilização de testes.

Registro geral

Acordo assinado entre Segup, Detran e a Polícia Civil permitirá a integração dos bancos de dados biométricos desses três órgãos, garantindo a digitalização do chamado Registro Geral no Pará. O novo sistema deve entrar em operação ano que vem. Entre as vantagens do novo processo de compartilhamento de banco de dados estão a impossibilidade de uma pessoa ter dois ou mais registros gerais, evitando a falsidade ideológica e a utilização do banco de dados das imagens para reconhecimento facial, por meio de câmeras instaladas nas vias públicas.

Aqui se compra

Levantamento do aplicativo de vendas Farmácias APP aponta que o Pará é o grande destaque no volume de vendas online no País nos itens de beleza e saúde, com 45% do total de compras da Região Norte, provando que a migração dos consumidores do varejo físico ao digital durante a pandemia favoreceu grandemente as farmácias.  Comparando com as demais, a Região Norte representa 0,6% das vendas, segunda colocada no Top 5. O levantamento leva em conta as vendas ocorridas na plataforma de janeiro a setembro deste ano.

Musa de ouro

A adoção de práticas mais sustentáveis pelo setor mineral mundo afora, com foco na diversidade e na inclusão encontra uma protagonista no Brasil, onde a participação feminina ainda é considerada bastante modesta. Trata-se de Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil Mineração, em Minas Gerais, nomeada uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo pela quarta edição do Women in Mining UK.

Haja luz

O município de Santana do Araguaia, região sudeste do Estado, irá receber, a partir do dia 30 deste mês, uma obra histórica do setor elétrico. A concessionária do Pará está concluindo a construção de uma subestação de energia na cidade que permitirá a desativação da usina térmica em funcionamento. Agora, 40 mil habitantes do município passam a receber energia do sistema nacional com maior confiabilidade, além de contribuir para a qualidade de vida da população.

  • Empregados celetistas estão recebendo suspensão de contrato online e por período indeterminado em meio à pandemia do novo coronavírus.
  • A maioria deles, principalmente prestadores de serviços, pouco entende da legislação, mas o certo é que, com o pagamento ou não do 13º, a reclamação vai ser geral.
  • Os advogados trabalhistas, aliás, estão prontos para, após a chegada da vacina, tomarem trajetória descendente, como o vírus, rumo aos tribunais trabalhistas.
  • O Sistema de Segurança Pública do Pará promete acrescentar 120 viaturas e 360 policiais em ações na Região Metropolitana de Belém até o próximo dia 28.
  • Trata-se da “Operação Impacto”, que irá reforçar a segurança nos 27 bairros da capital, Ananindeua, Benevides e Marituba, dentro da Operação Polícia Mais Forte.
  • A Comissão que presidirá a eleição para a formação da lista tríplice de procurador-geral de Justiça e eleição de membros efetivos do Conselho Superior do MP decidiu utilizar o sistema de votação eletrônica do TRE.
  • O Tribunal Superior Eleitoral confirma: as eleições em Macapá, Amapá serão realizadas em 6 e 20 de dezembro.
  • A Análise Advocacia 500, referência na avaliação de serviços advocatícios do Brasil, destaca o Escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados como o Mais Admirado do Pará e um dos Mais Admirados do País.
  • O escritório é citado em nove especialidades do Direito e dois setores econômicos. Além do desempenho geral, sete dos seus sócios estão na lista dos Mais Admirados.
  • O espetáculo científico Ciência em Show, patrocinado pela Mineração Rio do Norte, será apresentado nesta quinta, às 19h30, no YouTube do Portal da Mineração.
  • Na tarde deste mesmo dia, a mineradora também irá compartilhar suas iniciativas de apoio ao desenvolvimento no Fórum Negócios da Redes-Fiepa.
  • O evento Mundo Senai, que começa dia 27 agora, a partir das 9h30, terá dez horas de atrações regionais e nacionais e será 100% online.
  • O Sistema Hapvida promove amanhã, através do Programa Nascer Bem, a palestra-live “Ações Preventivas Contra a Prematuridade”, dentro da Campanha Novembro Roxo.
  • À frente das palestras estarão os coordenadores médicos Yuri Landim, Yara Caldato e a coordenadora de enfermagem Mariana Sales.

Deixe o seu comentário