Coronel da reserva da PM
assume Secretaria de Pesca

Mais um auxiliar do governo Helder Barbalho cai – para cima. Hugo Suenaga foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – conforme a coluna antecipou – e assume o cargo de secretário-adjunto de Gestão Administrava e Tecnologias da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Suenaga foi denunciado pelo segmento da pesca por “falta de políticas públicas” para o setor. Alfredo Verdelho, coronel reformado da PM e pecuarista – é marido da prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro – é o novo titular da Pesca. Como diria o saudoso jornalista Rubens Silva, “quem sabe, sabe”.

Ferrou geral

Quando o assunto é avançar, o Pará nunca perde a chance de tentar inventar a roda. A nova legislação ambiental publicada pelo Conselho de Meio Ambiente contraria frontalmente o que preconiza o Conama, sobretudo em relação à aquicultura, setor em que  todos os Estados vêm se adequando para deslanchar na geração de empregos através da produção de proteínas. Como dizem especialistas mundo afora: as leis, no Pará, não servem nem para inglês ver…

Sem validade

O ex-todo-poderosa chefe da Casa Civil Parsifal Pontes está enfraquecido no governo Helder Barbalho. Foi jogado para escanteio como se tivesse prazo de validade. O mais recente episódio desse enfraquecimento foi a nomeação do seu cunhado, delegado Alberto Teixeira, ex-delegado-geral da Polícia Civil e ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos para a obscura Fundação ProPaz. 

Não gostou

O ex-delegado da Polícia Civil Alberto Teixeira reagiu de forma destemperada à sua nomeação para a Fundação Propaz – seu desejo, mesmo, era o comando da Secretaria de Meio Ambiente. Tão logo o ato de nomeação foi publicado pelo Diário Oficial do Estado, o delegado postou em uma conta nas redes sociais o seguinte comentário: “Quando se perde a serventia, o esquecimento é o lugar adequado”.

Explique-se

A secretaria de Saúde de Ananindeua dispensou a licitação para a contratação da empresa Pro-Saúde Distribuidora de Medicamentos-Eirele, no valor de  R$ 4.652, 502, 00, para aquisição de material permanente e equipamento hospitalar. Dois detalhes chamam a atenção no ato publicado no Diário Oficial: a empresa contratada é de Brasília e o objeto do contrato não está entre aqueles autorizados por lei para aquisição por dispensa do certame licitatório. Vá entender.

Ora pro nobis

Está dando o que falar nas redes sociais a ocupação, pela igreja Assembleia de Deus, de um prédio histórico localizado ao lado da igreja da Trindade, na Campina. Além da possibilidade de haver descaracterização da arquitetura centenária para a adequação, o uso do imóvel pelos entusiasmados fiéis pode trazer tormentos aos moradores da área interferindo, inclusive, nas atividades da Igreja Católica.

Venda online

A empresa Master Motors, operadora da Lancha “Golfinho”, que faz a travessia Belém-Soure-Salvaterra em apenas duas horas de viagem esclarece que trabalha para garantir a implantação de sistema de venda de passagens online, “mesmo com os altos custos do empreendimento diante da baixa qualidade” da internet na região. A empresa também informa que mantém guichês de venda nos principais pontos onde atua com tratamento diferenciado aos clientes, sejam eles passageiros comuns ou d a área de turismo. 

Cota mínima

Curitiba e Porto Alegre enfrentam a pior seca das últimas décadas, com enormes prejuízos no abastecimento de água nas cidades e deixando insones os técnicos da concessionária local de energia elétrica, que veem as hidrelétricas desses Estados trabalharem em cota mínima, gerando pouca energia e dependendo cada vez mais do Pará para escapar dos apagões. Enquanto isso, a chuva cai copiosamente nos campos, florestas e rios do Pará, abundando de vida e esperança o “celeiro energético do País”.

Parceria quente

Instituto Nacional de Meteorologia, Faepa, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais do Pará firmaram acordo para instalação, operação e manutenção da Estação Meteorológica Automática em Santa Maria das Barreiras. Além dessa, mais seis estações automáticas voltaram a operar em municípios do Estado. A estação consiste em uma torre munida de sensores automáticos de medida de indicadores meteorológicos, como pressão atmosférica, umidade relativa do ar e temperatura.

Fim da espécie

Cientistas de nove países assinam artigo cientifico na revista “Science” em que dizem ter descoberto desastre ambiental ocorrido há 42 mil anos supostamente responsável pelo desaparecimento do homem Neandertal, ancestral do homem moderno. A causa seria a inversão dos polos magnéticos da Terra, quando o Polo Norte passa a ser Polo Sul e vice-versa, que durou alguma coisa em torno de 1,5 mil anos. Nesse período, a Terra teria sido exposta a raios solares de alta radiação insuportável ao corpo humano.

  • Incrível como a criminalidade segue caindo no Pará enquanto a Polícia, pressionada pela pandemia, continua com atendimento restrito. Milagres existem…
  • Aliás, a tecnologia, forte aliada no combate à criminalidade no Estado, ganha reforço com a aquisição de nove miras holográficas de visão noturna e termal ao preço de R$ 1 milhão, pagos pelo Fundo de Investimento da Segurança Pública.
  • A AP continua contrariando alguns associados ao manter protocolo que exige que todos os produtos saídos de suas cozinhas sejam embalados em papel filme.
  • Os garçons, ao menos, alegam que estão proibidos pela direção de retirar o invólucro.  Bem, já tem sócio querendo saber quanto o clube pagou por esse papel.
  • Dirigentes e funcionários do TRT8 lamentam o falecimento do servidor aposentado Salamir Nogueira de Brito, por complicações causadas pela Covid-19.
  • Natural de Óbidos, oeste do Pará, Salamir Brito foi admitido por concurso público em 1963 como analista judiciário. Era irmão do ministro do TST, Rider Brito.
  • Eduardo Ramos se junta aos craques Leônidas, Abel e Mesquita, sendo mais um atleta e jogar nos três grandes clubes de Belém. Agora, ER10 é atleta da Tuna.
  • Remo 6×2 Manaus não foi a maior goleada da Copa Verde como andaram apregoando. Em 2014, o Paysandu goleou o Náutico-RR pelo placar de 7 a 2.
  • Dois ex-alunos da Escola Bosque passaram a compor a equipe de coordenadoria de desenvolvimento comunitário e assessoria jurídica da Escola.
  • A nova gestão da Prefeitura de Belém vê no resgate de antigos estudantes para atuação profissional na instituição uma estratégia de potencializar o significado do ensino junto às comunidades atendidas pela escola.
  • A Mineração Rio do Norte conseguiu que 99% dos resíduos sólidos industriais gerados pela empresa tivessem destinação sustentável, em 2020, por meio de reciclagem, reprocessamento e reuso.
  • O trabalho é resultado do empenho e dedicação de todos os empregados e do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais da empresa, que existe desde 2010.
  • Equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde atesta que a rede de saúde estadual está adequada à atual demanda.
  • A Sefa está recebendo até o dia 1º de março as manifestações de interesse de candidatos a consultores em vagas de Tecnologia da Informação.
  • A ideia é desenvolver o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
  • Serão chamados 29 consultores para atuar na diretoria de Tecnologia da Informação no desenvolvimento de softwares.

Deixe o seu comentário