Uepa abre concurso, distribui

bolsas e amplia distribuição de
chips a alunos “em dificuldade”

Belém, quarta-feira, 14 de abril de 2021

A Uepa (foto) promove verdadeiro  festival de “bondades” com marcantes sinais de crime eleitoral praticado pela chapa do atual vice-reitor e candidato à reeleição, Clay Chagas. Além de abrir concurso para docência e promover concessão de bolsas de iniciação científica, a Reitoria também ampliou a distribuição de chips de 20 gigas de internet móvel para alunos  “em situação econômica desfavorável” – seja lá o que isso significa.

Mão em mão

Difícil acreditar, mas o candidato Clay Chagas, que, aliás, presidiu a Comissão de Biossegurança da Universidade estadual e assessorou o governo no combate à pandemia é o único que distribui propaganda impressa – um dos vetores de propagação do novo coronavírus. Pior que tem como vice Ilma Pastana que, como enfermeira, deveria perfeitamente orientá-lo a não entrar no “vale tudo” para se manter no cargo.

Então, tá

Dizer que a indicação do vice-governador Lúcio Vale (foto) para o Tribunal de Contas dos Municípios decorreu da vacância no cargo por conta da aposentadoria compulsória do conselheiro Aloísio Chaves, a partir da próxima segunda-feira, é uma tentativa de encobrir o sol com a peneira. Está mais para acomodar interesses políticos, isso sim. Lúcio Vale foi mandado, perdão, irá para o TCM carregando nas costas mais de 20 processos na Justiça.

Divulgação

Vírus na aldeia

 O forte esquema de vacinação desenvolvido pelo Distrito Indígena de Altamira, que conta com o apoio logístico da Norte Energia, conseguiu redução considerável de novos casos de Covid-19 nas aldeias da região. A empresa cedeu quatro voadeiras e quatro caminhonetes, além de combustível, ao órgão indigenista. Dos quase 4,5 mil indígenas do distrito, 1.785 (82,9%) já receberam a primeira dose e 1.478 (68,7%), a segunda.

Todos por todos

Ex-presidente da ACP, da Faciapa e atual presidente do Conselho Regional de Administração, o empresário Fábio Lúcio faz um apelo: pede a união de todos os segmentos e das autoridades constituídas para evitar que o Pará seja “medido com a mesma régua” com que se medem os Estados mais desenvolvidos da Federação, especialmente considerando seu potencial econômico.

Faz sentido

Não se tem conhecimento de qualquer mobilização para evitar eventual decisão contrária do STF aos interesses do Estado em julgamento previsto para esta quarta-feira sobre a constitucionalidade ou não das taxa mineral criada pelo Estado. À voz de Fábio Lúcio, aliás, se junta a do economista e professor Eduardo Costa. Em vídeo publicado nesta terça, ele manifesta insatisfação com o tratamento dado pelas mineradoras ao Estado do Pará.

CPI da Pandemia

Aumenta a pressão para que a CPI da Pandemia atinja, além do Planalto, governadores e prefeitos. A última manifestação saiu do ministro da Defesa, general Braga Neto, segunda- feira, durante a posse do novo comandante da Força Aérea. Segundo o general, “o uso desses recursos pelos gestores deve ser acompanhado de perto pela população e sofrer apuração mais rigorosa para constatar os reais benefícios diretos para a sociedade”.

Todo cuidado

Com um olho no padre, outro na missa, como se diz, a Secretaria de Administração Penitenciária promoveu evento on-line sobre “Comportamento Defensivo: Estratégias de Autoproteção”, que visa orientar os servidores sobre como agir fora do período de trabalho para evitar situações de risco. Um dos instrutores foi o coronel Mauro Maués, comandante de Operações Penitenciárias. Adivinhem se falaram em Comando Vermelho…

Transparência 88%

O relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal”, lançado pelo Instituto Centro de Vida, aponta o Pará como destaque entre os Estados da Amazônia em transparência passiva, com índice de 88% de respostas satisfatórias às solicitações por informações ambientais dentro do prazo legal. O estudo foi feito entre junho e novembro de 2020. O índice médio de transparência passiva na Amazônia Legal é de 59%.

Reinvenção do ensino

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Pará informa que tem orientado seus associados a reorganizar as escolas e reinventar a forma de conduzir as atividades letivas para responder positivamente aos anseios das famílias e alunos, que necessitam retornar à sala de aula, assim como de respeitar os direitos daqueles professores que querem permanecer em atividade na escola por interesse próprio. 

A pedido

A orientação repassada pelo Sindicato em relação à manutenção das aulas presenciais da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental atende, a pedidos de famílias que entendem a necessidade de supervisão para que esses alunos façam suas tarefas escolares diárias, o que nem sempre é possível devido à rotina de trabalho de pais e responsáveis. 

Aula “invertida”

Sendo assim, segundo o Sindicato, coloca-se a opção das aulas “invertidas” para todas as etapas da educação básica, onde o professor ministrará aulas online, de casa, e os alunos assistirão as atividades em sala de aula, acompanhados por uma equipe técnica, minimizando os prejuízos pedagógicos e a evasão escolar nesse nível educacional. 

  • A Vigilância Sanitária interditou a envasadora de água mineral “Água azul”, por conta de irregularidades que incluem até a presença de coliformes fecais no produto.
  • Na lista de onze irregularidades perpetradas pela empresa aparecem envasamento e venda de água adicionada de sais como se fosse água natural – um engodo público e notório.
Divulgação
  • O vereador Bob Fly (foto), de Ananindeua, deve estar procurando uma resposta para o influencer David Mafra, com quem andou trocando farpas pelas redes sociais.
  • Na briga do caranguejo contra o mar, faltou ao parlamentar conhecimento do que acontece no município que o elegeu – ainda que por galhofa -, representante do povo na Câmara.
  • O Detran retomou o atendimento presencial ao público, mas exige agendamento prévio pelos seus canais de comunicação para evitar aglomerações.
  • O problema é conseguir acessar um dos canais disponibilizados em Belém ou no interior pelo órgão, que estava com as atividades suspensas desde o dia 8 de março.
  • O curso de Pedagogia da Faculdade Estácio promove até sexta-feira a Semana da Contação de Histórias, evento on-line voltado a crianças de 4 a 10 anos de idade.
  • Provedores de Internet da Região Norte ganham a oportunidade de ampliar seus ganhos através do fornecimento de serviços para empresas de todos os portes.
  • A viabilidade de alcançar este novo faturamento está sendo oferecida pela integradora de telecomunicações e serviços em nuvem Sencinet.
  • A empresa tem parcerias com 35 empresas da região Nordeste, mas agora vira o Radar para empreendedores do Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.
  • A Justiça Federal condenou cinco ex-servidores do INSS denunciados integrantes de uma quadrilha que cometeu fraudes na concessão de benefícios a idosos e ilícitos na liberação de empréstimos consignados.
  • Por onde se anda e se encontra uma agência do Banpará as filas são quilométricas. Se essa aglomeração acontece na Grande Belém, imagine no interior do Estado.
  • Dados do Hospital Regional do Sudeste do Pará apontam que nos primeiros três meses deste ano a unidade precisou utilizar 533 bolsas de sangue. Desse total, 20% foram destinados a pacientes em tratamento de Covid-19.
  • Em Salinópolis, a Polícia Militar não dá mole para quem ousa abrir qualquer estabelecimento comercial na orla do Maçarico.
  • Até donos de restaurantes que operam na área se queixam de problemas para pagamento de funcionários e cortes no fornecimento de energia elétrica.