Dom Paolo Andreolli foi nomeado novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém para atuar ao lado de Dom Alberto Taveira, enquanto Dom Evaristo Spengler, removido da Prelazia do Marajó, assume a  Diocese de Roraima/Fotos: Divulgação.

As mitras estão voando na Igreja Católica do Pará. Em menos de 15 dias, o Papa Francisco promoveu a nomeação – e remoção – de um bispo e nomeou outro para atuar como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém, ao lado de Dom Alberto Taveira. As mexidas devem continuar e têm alcances imprevisíveis – que o diga a Nunciatura Apostólica, em Brasília -, ainda que seja para preenchimento de vagas abertas na Prelazia do Marajó e na Diocese de Cametá.  

Na quarta-feira da semana passada, o Papa Francisco nomeou Dom Evaristo Pascoal Spengler como novo bispo da Diocese de Roraima, depois de quase um ano da saída de Dom Mário Antônio da Silva do cargo. A Diocese de Roraima estava sem bispo desde fevereiro do ano passado, quando Dom Mário Antônio da Silva foi transferido para a Arquidiocese de Cuiabá, no Mato Grosso.

Dom Evaristo Pascoal Spengler era o bispo da Prelazia de Marajó, desde 2016. O catarinense de 62 anos também é presidente da Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.

Nesta semana, Dom Paolo Andreolli foi nomeado novo Bispo Auxiliar de Belém. Ordenado há cerca de doze anos, Dom Paulo tem 50 anos de idade, pertence à Congregação dos Padres Xaverianos e já atuava em Belém. A Congregação a que pertence é ligada à Sociedade Educadora São Francisco Xavier, formada por padres missionários e educadores, basicamente considerados disciplinadores. Também na Arquidiocese de Belém atua o bispo Antônio Assis Ribeiro, salesiano.

Papo Reto

Divulgação
  • Na lista de concorrentes à vaga de membro efetivo do TRE tem candidato que entende tanto de Direito Eleitoral quanto a coluna entende de mecânica quântica.
  • Uma grande rede atacadista de Belém passou a importar de outros Estados e vender – a preços convidativos, bem verdade – toneladas de pescados, mas sem nenhum controle sanitário. 
  • O ex-deputado Giovanni Queiroz (foto) volta a comandar a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Pará “renovado e fortalecido”, como disse a um amigo próximo.
  • Todos sabem, inclusive o Ministério Público Estadual, os riscos para a saúde pública nesse comércio que, pelo visto, só visa o lucro…
  • O que se diz em Icoaraci é que um grande açougue, lá por perto, estaria recebendo regularmente e vendendo carne bovina clandestina – sem nota e, claro, sem a devida inspeção -, procedente de Marabá.
  • Aliás, o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, por sua conta e risco, autorizou uma robusta obra civil no complexo comercial do antigo campo do Maguari. O que será que a Secretaria de Urbanismo teria a dizer?
  • A Polícia do Ceará descobriu que os GPS de vários caminhões-pipa que deveriam abastecer o sertão com água, na verdade estão instalados em carros de passeio, que cumprem a rota fingindo entregar água para validar a fraude.
  • Clínica PsicoMed, na Antônio Barreto próximo à Wandenkolk, que faz exames médicos e psiquiátricos para renovação CNH, não dá atenção a idosos. Não existe prioridade para essa categoria e não adianta reclamar. Lá, lei também é potoca.
  • Se Neymar se aplicasse tanto nos jogos quanto na vida amorosa, certamente já teria abiscoitado o troféu de Melhor do Mundo.
  • Após o vexame brasileiro na Copa, o jogador já trocou de namorada duas vezes, enquanto Robinho e Daniel Alves respondem a processos.
  • Morreu a jornalista Glória Maria, ex-âncora do Fantástico-Tv Globo.