Márcio Miranda puxa tapete

e federal Hélio Leite desiste
de entregar partido a Helder

Divulgação

Sabe-se agora: o namorico à luz do dia entre o governador Helder Barbalho e o deputado federal Hélio Leite foi interrompido em parte pela “intromissão” do ex-deputado Márcio Miranda – que concorreu contra Helder na eleição para governador e perdeu (foto) – e em parte porque o governador tramava entregar o DEM “de mão beijada” a aliados como o ex-deputado federal Lira Maia e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. Hélio se entregou à conquista sem se preocupar com os deputados estaduais do partido, mas foi abatido em pleno voo.

Laços de família

Circula que nesta semana o Ministério Público pedirá ao governo do Pará e à Prefeitura de Belém a relação dos vacinados com respectivas idades. Quer checar denúncias de que famílias inteiras de servidores públicos estão vacinadas. Faz sentido, mas não há confirmação oficial. A verdade é que, na atual situação – e antes que a Sputinik V chega sob encomenda do governo, tudo pode acontecer – inclusive nada.

Primeiro eu

Embora todas as vacinas até agora tenham sido mandadas pelo governo federal para o Estado do Pará, como para todas as unidades da federação, aqui por estas bandas o imunizante que chega ao interior só têm nos isopores a logomarca do governo do Estado, sem fazer nenhuma menção ao Mistério da Saúde. É o fino da propaganda, não?

S.O.S. Samara

Inédita mobilização em Mocajuba tenta salvar a vida da jovem Samara (foto), acometida de câncer, que, como tantos, não tem tempo para guardar na fila no Ofir Loyola, que dispõe de apenas um aparelho de radioterapia. A saída é buscar a rede particular, que custa R$ 15 mil por sessão. A coluna já fez sua contribuição – e espera a contribuição do mocajubense ilustre Uálame Machado, titular Segurança Pública do Pará (Pix: 98486-9186).

Divulgação

À la Gueiros

Estilo Hélio Gueiros no Repórter 70 de tempos idos: idoso enviou por zap a uma clínica por Imagens no Centro de Belém foto do encaminhamento médico para fazer endoscopia. Conforme orientação, foi em carne e osso ao anestesiologistas, que preencheu corretamente a ficha, e retornou ao atendimento, quando lhe pediram a autorização do plano de saúde para o procedimento. Surpresa: haviam agendado colonoscopia.

Está vendo?

Em apenas três horas da quinta-feira da semana passada, o Departamento Médico da Câmara dos Deputados recebeu 20 atestados de funcionários que pediam licença para se tratar de Covid-19. Na quarta, foram quase 60. Durante a semana, a Câmara havia registrado ao menos 21 óbitos de funcionários e 482 contágios desde março de 2020. Se isso não for bastante para despertar suas excelências, tenha santa paciência…

Fé e negócios

A reabertura do comércio de Castanhal, ocorrida mediante acordo entre o prefeito Paulo Titan e a Associação Comercial, deixou irritado o bispo Dom Carlos Verzeletti. O clima piorou porque a retomada dos negócios ocorreu na última sexta-feira, Dia de São José, padroeiro da cidade. É que nesse dia, tradicionalmente, os empresários não abrem suas lojas – apenas a feira-livre do centro da cidade funcionava. A crise financeira provocada pela pandemia, porém, deixou a devoção de lado, o que desagradou o bispo.

Crise braba

A situação dos pacientes diagnosticados com Covid-19 em Castanhal é crítica. O frentista Paulo André Duarte Trindade, por exemplo, foi recebido no Hospital Municipal, quinta-feira, e até sábado não havia conseguido leito de UTI na cidade. O HM tem estrutura precária e está sem condições de receber novos pacientes. Outro colega de trabalho de Paulo André, também diagnosticado com a doença, encontra-se em igual situação.

Renais crônicos

A Justiça Federal em Santarém concedeu liminar à subseção da OAB determinando que o Estado e a União regularizem o fornecimento de medicamentos aos pacientes renais crônicos do município e região do Baixo Amazonas. A decisão estabelece prazo de 15 dias para as providências, sob pena de multa diária. Em Santarém, 70 pacientes precisam de medicamentos; no Estado, mais de mil, segundo a Associação dos Renais Crônicos.

Aliás

A decisão da Justiça Federal em Santarém é a quinta determinando à União o fornecimento de medicamentos para pacientes renais crônicos no Pará. Desde o governo Dilma, o fornecimento regular de medicamentos tem sido comprometido, situação que se agravou no atual governo. Segundo a Associação dos Renais Crônicos, os mil pacientes transplantados no Estado demandam 180 mil comprimidos-mês, mas só recebem 20 mil.

Bem parece

Pesquisa dirigida pelo professor Hans Thewissen, da Universidade Northeast Ohio Medical, aponta que o maior mamífero aquático do mundo, a baleia, foi um pequeno cervo – o Indohyus -, que viveu há 50 milhões de anos. O professor estudou um fóssil da cabeça de um animal do tamanho de uma raposa no Paquistão e descobriu o mesmo desenvolvimento do osso do ouvido médio encontrado na baleia. Agora, quem sabe, Charles Darwin deve se reconfortar cada vez mais com sua Teoria da Evolução.

Covid é chinês

Nova análise da disseminação da Covid feita através do chamado “relógio molecular” aponta que o vírus provavelmente surgiu na Província de Hubei, na China, em 7 de outubro de 2019, mas somente em meados de dezembro do mesmo ano, dois meses depois dos primeiros casos, foi descrito como surgido na Província de Wuhan, no agora notório mercado de frutos do mar de Huanan. O estudo foi conduzido pelo cientista americano Jonathan Pekar, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Em tempo

Meses atrás, a coluna publicou nota dando conta de que relatórios do serviço de inteligência da CIA apontavam que o vírus teria sido coletado por pesquisadores chineses em uma caverna e levado para estudo em um laboratório de alta segurança chinês.

  • Não é verdade que a empresa SKN – aquela que vendeu respiradores para o governo do Pará pelo Whatsapp – tenha sido escolhida para comprar 3 milhões de doses da vacina russa Sputinik V.
  • O governo do Estado acondicionou, selou os isopores com sua marca e despachou 84 doses de vacinas para o município de Curuá, oeste do Pará, que tem população de quase 14 mil habitantes. A remessa não paga nem a gasolina, como se diz.
  • Deus é pai: Terra Santa, na mesma região, zerou as internações por Covid-19. Foi lá que faltaram tubos de oxigênio pela primeira vez no Pará.
  • Marituba vacinou sábado a turma pouquinho abaixo de 70 anos de idade através de postos montados em dos templos religiosos. Pense em aglomeração. Drive trhu, que é bom, nada.
  • Somente ano passado, a Mineração Paragominas vendeu 8,6 milhões de toneladas de bauxita, representando um crescimento de 17% em relação a 2019.
  • Além disso, a empresa absorve mão de obra da região: são 1,7 mil empregados diretos, incluindo os jovens aprendizes e estagiários, e mais de 970 terceirizados.
  • O número de registros de discriminação racial no Pará diminuiu 21,8% em 2020, na comparação com o passado.
  • Os 55 casos registrados entre janeiro e novembro de 2019, segundo dados da Segup, caíram para 43 no mesmo período do ano passado.
  • O Teatro do Sesi promove o “Papo de Coxia”, dia 24 agora, via online, para homenagear Maria Sylvia Nunes (foto) e mostrar sua contribuição para a modernização do teatro paraense e brasileiro.
  • Pesquisa da Associação Paulista de Medicina aponta que, dos profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia, 76,3% atendem, em média de 20 a 30 pacientes por dia, sendo que 53% deles têm sob sua responsabilidade até cinco enfermos.
  • O técnico Arthur Oliveira é a primeira vítima do Parazão. Foi dispensado na última quinta, depois do mau resultado do Castanhal diante do Volta Redonda (RJ).
  • Nada definido quanto aos treinos de Remo e Paysandu neste lockdown. O Bicolor segue confinado a na Curuzu, sem treinar no campo. No Remo, não há definição quanto ao retorno aos treinamentos.
  • Segue, em Belém, a morbidez dos insanos. O delegado-geral de Polícia, Valter Rezende, em tratamento contra a Covid-19, segue se recuperando, ao contrário do que dizem as redes sociais.
  • Em Santa Izabel, sábado, foi registrado mais um atentado contra policiais penais do Estado. Foi o nono somente neste ano, mas a vítima, felizmente, não morreu.
  • Cilene Sabino, presidente da Junta Comercial do Pará, a Jucepa, vai lançar o livro “Vamos ao trabalho – Manual Prático da Empregabilidade”. O livro está no prelo.
  • Morreu Pedro Crispino, conselheiro aposentado do TCE, ex-presidente da Desportiva e, ultimamente, presidente de honra do clube.
  • Crispino prestou grandes serviços ao Paysandu, seu clube do coração, e havia tomado as duas doses vacina contra a Covid-19. Casos raros acontecem.