A plenária promovida no último sábado 4 pelo vice-prefeito de Ananindeua, Erick Monteiro, do PSDB, no Hotel Sagres, em Belém, reuniu muito mais do que lideranças comunitárias da Região Metropolitana de Belém – rendeu fortes conversas de bastidores sobre a política partidária paraense e “pesquisas eleitorais para todos os gostos e fregueses”, assunto já abordado em matérias anteriores e que se comprova em gravação obtida com exclusividade pela coluna, que mostra também o fortalecimento de um grupo que “ainda apoia o governador Helder Barbalho”, mas até a página dois…
Aliados, não subjugados
Na gravação, o diretor do Instituto de Pesquisa Doxa Estratégia Eleitoral, Dornélio Silva conta o que viu e ouviu no evento e avalia, pelas falas proferidas pelos líderes políticos, que eles são “aliados, ainda, mas não subjugados” a todas as determinações do governador Helder Barbalho. As falas às quais ele se refere são dos nomes à frente do evento – além do organizador, Erick Monteiro, pré-candidato a deputado estadual, participaram a primeira dama de Ananindeua, Alessandra Haber, do MDB, pré-candidata a deputada federal, e o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, ao Senado.
Para melhorar a imagem
Sobre Pioneiro, especificamente, com quem afirma na gravação que conversou muito durante o evento, Dornélio Silva é enfático ao afirmar que “Pioneiro será de fato candidato ao Senado, derrubando rumores que correram em outro momento de que desistiria da candidatura” (informação publicada pela coluna e contestada pelo candidato).
Da mesma forma, e através da mesma fala deduz-se que, para tentar melhorar a própria imagem no cenário político, Manoel Pioneiro também encomendou suas próprias pesquisas, neste caso, ao instituto Doxa. A primeira seria para o final deste mês e a partir daí uma por mês – em julho e agosto – e mais duas pesquisas em setembro.
Outro nome para o Senado
O titular do instituto de pesquisa menciona ainda que há outro nome que poderia aparecer forte na corrida ao Senado, que é o de Márcio Miranda, ex-deputado estadual que foi o principal adversário de Helder Barbalho na eleição passada ao governo do Pará. No entanto, o próprio Dornélio afirma que o projeto atual de Márcio Miranda é ser deputado federal, eleição para a qual já tem uma estrutura toda pronta, mas que se resolver se candidatar ao Senado bastará apenas um ajuste de rota.
Ouça o áudio abaixo:
Papo Reto
- Se os piratas de plantão nos arredores de Belém queriam guerra, parece que acharam. O vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa (foto), comandante do 4⁰ Distrito Naval, deflagrou nesta semana intensa abordagem e fiscalização a embarcações de pesca que saem ou retornam às suas bases.
- O Conselho Nacional do Ministério Público recebeu reclamação contra o corregedor do Ministério Público do Pará, Manuel Santino, e abriu prazo para defesa.
- O corregedor Manoel Santino é o mesmo que, ano passado, mandou abrir procedimento para investigar o “escondidinho” de respiradores pulmonares no Hospital Abelardo Santos e cujo resultado segue “escondidinho”.
- Nada contra a festividade da Semana da Igreja da Trindade, mas o que chama a atenção toda noite são os shows com música alta, para sofrimento das parturientes e recém-nascidos da Maternidade do Povo. A sofrência segue até domingo.
- A Assembleia Legislativa aprovou ontem o projeto de lei que autoriza o TCE a fazer revisão dos salários dos servidores para repor as perdas causadas pela inflação.
- Por nada. A coluna está circulando para ajudar e não para atrapalhar.
- As eleições estão chegando e a deputada Marinor Brito precisa conseguir 75 mil votos e torcer para a Federação com a Rede conseguir outros 75 mil votos para completar o coeficiente eleitoral que lhe abrirá as portas na Câmara federal.
- O promotor militar Armando Brasil foi uma das personalidades que abrilhantaram a festa de inauguração do luxuoso escritório de advocacia do presidente do Igeprev, Giussep Mendes.
- Ambulância “nova” do governo federal entregue pela deputada Elcione Barbalho em Mocajuba parece usada, dizem moradores da cidade, depois de verem que os pneus do carro chegaram “carecas”.
- O que se diz é que a secretária de Educação, Fátima Braga, foi severamente enquadrada pelo governador porque o município registra um dos seus mais ácidos níveis de rejeição.