A crise econômica e a pandemia ainda afetam o Natal dos brasileiros. Em enquete realizada pela TIM com 172,9 mil pessoas, praticamente oito em cada dez entrevistados disseram que os efeitos produzidos pela Covid-19 e pela queda de renda da população ainda serão sentidos nos presentes que pretendem comprar. Desse grupo, 44% se justificaram com a redução de sua renda. Outros 20% contaram que os produtos estão mais caros e 14% afirmaram que comprarão lembranças mais baratas. E ainda há 15% que revelaram que não comprarão nada. No fim das contas, apenas 10% disseram que a pandemia não afetou seus planos de ir às compras.
Pagamento digital virou
rotina para 47% no Brasil
O Relatório Pace Pulse 2021, produzido pela Nyse-Fis, uma das maiores empresas de tecnologia para o mercado financeiro do mundo, em parceria com a Ipsos, aponta que o uso de pagamentos digitais no Brasil virou rotina para 47% dos brasileiros. A pesquisa ouviu cerca de 2 mil adultos de cinco diferentes gerações, entre 18 e 74 anos de idade, e traz um comparativo de comportamento do consumidor brasileiro em dois momentos: outubro de 2020 e agosto de 2021. Dentre os entrevistados, 4% são pessoas desbancarizadas, 36% clientes de bancos privados e 32% de bancos públicos.