Aumenta a violência por todo o Pará em agosto.  PM aponta 221 homicídios contra 179 em 2019. 

Divulgação

Levantamento preliminar da Polícia Militar aponta para aumento de 23,4% do índice de criminalidade por todo o Pará em agosto. Trocando em miúdos, no item homicídio isso representa 42 pessoas assassinadas a mais em relação a agosto do ano passado. São 221 homicídios neste ano contra 179 em igual período de 2019. Belém liderou as ocorrências, com 27 homicídios, seguido por Altamira, com oito; Mocajuba e Santa Izabel, com sete; Castanhal, Abaetetuba e Floresta do Araguaia, com seis.

Interior abandonado

O interior do Pará registra constantes aumentos nos homicídios sem que qualquer município, até o momento, tenha sido contemplado com o Programa Territórios Pela Paz, cuja concentração está restrita a sete bairros da Grande Belém. Esse abandono, aliás, fez Altamira e Marabá aparecerem entre os 15 municípios mais violentos do País.  O Programa Territórios pela Paz, implantado em sete bairros da RMB, também já mostra ineficácia em suas ações, com dois bairros apresentando aumento nos homicídios – Icuí-Guajará e Terra Firme – de janeiro a agosto deste ano. Além disso, o número de roubos disparou em seis dos sete bairros do programa, assim como a violência sexual contra crianças e adolescentes e contra a mulher, cujos aumentos ocorrem em cinco dos sete bairros. 

Intervenção policial

Outros números alarmantes são as mortes por intervenção policial, que apresentam aumento de 31% em 2021, com 426 mortes em oito meses, ou seja, média de 53 mortes por mês, o que coloca o Pará entre os Estados com mais mortes por intervenção policial e cujos números desmontam a propaganda governamental de que o Estado vive momento de paz. Com 426 mortes em oito meses, a projeção chegaria à casa das 630 mortes por intervenção policial no final do ano, o que não sustenta qualquer discurso de “situação de paz” – sem entrar na análise de cada morte tipificada como “intervenção policial”. 

Identidade vapt-vupt

Pessoas que precisam tirar primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade em Marabá passam por sérias dificuldades. O Instituto de Identificação do Pará agenda o serviço para 2022, ano eleitoral. Em Belém, os postos funcionam com capacidade de apenas 30% de emissão e agendamento até para dezembro. Quem for amigo ou eleitor de deputado estadual que mantém expedição de RG em gabinete particular consegue o documento em uma hora. Quem também consegue a emissão Nicolas Moraes.

Todos os generais

A recente movimentação dos titulares do Comando Militar do Norte, em Belém, e jurisdição no Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins sinaliza a relevância  estratégica do CMN na região. Nada menos do que nove generais estiveram na cerimônia: o ministro da Defesa, Walter Braga Netto; o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-titular do CMN; e mais “quatro estrelas” – presidente do Superior Tribunal Militar, Luís Carlos Gomes Mattos; o chefe do Departamento de Pessoal do Exército, Lourival Carvalho Silva e o comandante da 8a. RM, Otávio de Miranda Filho.

Lista completa

A lista completa inclui o comandante da 22a. Brigada de Infantaria de Selva  “Foz do Amazonas”, no Amapá, o paraense Albim Gobert Damasceno e o primeiro comandante do CMN , que implantou o Colégio Militar de Belém, Oswaldo de Jesus Ferreira. Finalizam a lista o general Sérgio da Costa Negraes, ex-Comandante do CMN, que assumiu a prestigiada Secretaria de Finanças e Economia do Exército, em Brasília, e o atual Comandante do Norte, general João Chalala Júnior, natural de Ribeirão Preto (SP).

Avanço da Delta

Com mais de 1,5 mil casos oficialmente notificados da variante Delta em vários Estados, o Brasil precisa ficar atento. Professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, presidente do Conselho Diretor do InCor e diretor do Hospital Sírio Libanês, o médico Roberto Kalil Filho adverte que o Brasil está no meio de uma tragédia, cujos efeitos ainda serão sentidos por um longo tempo entre a população. Segundo ele, em alguns países, a variante Delta já responde pela maioria dos casos de Covid-19.

  • Reduzir de dez para cinco anos o prazo para que  seja definitivamente proibida, em Belém, a circulação de veículos de tração animal e a condução de animais com carga é mais uma proposta polêmica consolidada na emenda do vereador Mauro Freitas, do PSDB, à Lei Orgânica do município e já com parecer técnico favorável.
  • Como centenas de pais de família dependem dessa atividade, a discussão promete ser barulhenta.
Divulgação
  • Fábio Lúcio (foto) comanda a organização da programação em homenagem aos profissionais da Administração dia 9 deste mês, quando se comemora o Dia do Administrador.
  • Aliás, o trabalho de recuperação da imagem do Conselho e o resgate da imagem dos profissionais da área prevê elevar a seccional paraense as nove maiores do País, passando à condição de grande porte.
  • Autoridades sanitárias em alerta: casos de peste suína  foram registrados na República Dominicana, configurando a chegada da doença ao continente americano.
  • O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove, inclusive, ação preventiva para evitar entrada da peste no Brasil.
  • O Senado aprova mudanças em regras de transmissão de partidas de futebol. O projeto agora dá ao clube mandante os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodução de jogos.
  • Polícia Federal desmontou associação criminosa suspeita de invadir site do TSE. Chumbo grosso a caminho.
  • Há quem diga que é “só o começo”, mas o certo é que a indústria brasileira de máquinas e equipamentos faturou R$ 17 bilhões em julho, com inéditos 7,1% de crescimento. R$ 202,3 bilhões, de vendas nos últimos 12 meses, alta de 27%.