Dominação da pesca artesanal no Pará vem
com promessa de “regularização de colônias”

Divulgação

Dia 27 de setembro, de 2021, 16 horas

Uma obreira da Igreja Universal que já atuou na pesca paraense e recentemente virou assessora lotada no gabinete do deputado Vavá Martins usa a estrutura física da Emater para, ao lado da presidente da empresa, que também é obreira da igreja, receber dirigentes de colônias de pescadores e oferecer, entre outros mimos, a regularização “mágica” dessas entidades. O que se diz é que, complementando a estratégia, a sumária demissão de Amaury Barra, irmão do deputado Éder Mauro, da cadeira de Coordenador Federal da Pesca no Estado, virou sonho de consumo de Vavá Martins, que já estaria com mais um obreiro pronto para atuar.

Deus proverá

Os dois parlamentares também sabem que a briga que se desenha promete ser de cachorro grande. Afinal, o deputado Paulo Bengtson conseguiu a nomeação de Rildo Pessoa e seu braço operacional João Terra para a Delegacia Federal da Agricultura justamente na tentativa de dominar o setor da pesca e gozar das benesses do seguro-defeso no Pará. Com tantos obreiros nessa disputa cabe a máxima: só Deus na causa.

Santo de casa

Salvo engano, a Escola de Governo disponibiliza projeto que prestigiaria a mão de obra jurídica no Pará a um custo um milhão de vezes mais em conta do que os contratos para promoção de cursos de licitação e complience assinados entre a Secretaria de Planejamento e Administração e o Instituo de Previdência do Pará e empresas do Paraná e de Santa Catarina. O projeto prevê a utilização de procuradores do Estado ou integrantes de outras carreiras jurídicas como professores da escola, pagando pela hora-aula.

OAB vai capacitar
agentes bancários

A Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA promoveu audiência pública com as instituições bancárias em virtude das constantes denúncias de violações de direitos profissionais de advogadas no Pará. Na ocasião, foram expostas diversas situações e apresentadas soluções de curto e médio prazo. A OAB se colocou à disposição para ministrar cursos de capacitação acerca de prerrogativas da advocacia para os funcionários das instituições bancárias, bem como firmou contatos direto com os gerentes jurídicos das instituições financeiras para eventuais demandas de interesse da classe.

Megavazamento
expõe brasileiros

Dados como Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço e contratos telefônicos de mais de 109 milhões de brasileiros estão disponíveis publicamente em uma página da internet. O alerta vem da empresa de segurança virtual PSafe. Existem seríssimos indicativos na própria base de que os dados podem ter vindo de registros das operadoras de telecomunicação e, certamente, servirão para desencadear uma onda tsunâmica de fraudes por todo Brasil afora. Enquanto isso, as operadoras de telefonia celular Vivo, Claro, Tim e Oi seguem em silêncio sepulcral.

  • Nesta sexta-feira o PCT Guamá recebe a inauguração da Casa Sustentável, projeto idealizado pela empresa Amazon Recover e executado pela Fundação Guamá, com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, Fapespa.
  • Os pisos e tijolos da casa de 40 metros quadrados foram produzidos a partir de reaproveitamento de materiais. Cerca de cinco toneladas de plástico foram incorporadas na construção.
  • O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves está próximo de entregar a Unidade Regional de Castanhal totalmente reconstruído como nova sala de necropsia, novo espaço para acondicionamento de cadáveres e laboratórios, entre outros setores, assim como o Núcleo Avançado de Abaetetuba.
  • A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial divulgou o resultado final do edital de seleção de projetos com soluções inovadoras de capacitação e treinamento online focado em empresas. 
  • A proposta apresentada pela HCG Silva Consultoria e Treinamentos, em conjunto com a Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do PCT Guamá, e a Inteceleri Tecnologia para a Educação, ficou em terceiro lugar.
  • A expectativa é que o programa comece em novembro e capacite cerca de 100 empresas em temas relacionados à cultura de inovação.
  • O Ministério da Educação anunciou a plataforma Novos Caminhos, que engloba 14 projetos educativos e busca por profissionais de nível técnico.
  • A chinesa Xiaomi, cada vez mais popular por fabricar smartphones competitivos a  preço mais justo, deu à sua nova linha de telefones, a Civi, que se pronuncia CV, mesma sigla de uma fação criminosa brasileira.