Poucos sabem, mas o perfume mais vendido do mundo há mais de 100 anos, o francês Chanel n⁰ 5 – cerca de R$ 50 mil, o produto original – carrega em sua formulação um ingrediente “mágico”, o óleo de pau-rosa (Aniba rosaeodora), encontrado só e tão somente na Amazônia. O Pau-rosa carrega o linalol, substância fixadora que potencializa a fragrância permitindo-a ser notada por horas e horas. O linalol é, por esse poder, uma das substâncias mais cobiçadas pela indústria de perfume do mundo.
O pau-rosa é uma árvore de grande porte que pode chegar a 30 metros de altura por 2 metros de diâmetro. O que se diz é que já foram derrubadas mais de 500 mil árvores para extração da nobre essência para venda aos franceses, em um comércio frenético que movimenta U$ 1,5 bilhão ao ano.
Não é à toa, portanto, que na Guiana francesa e em partes do Pará e no Amapá o pau-rosa é considerado extinto.
Papo Reto
- É verdade que armadores, agentes, prepostos e o público em geral já não precisam mais pegar sol e chuva antes de acessar os corredores da Capitania dos Portos, em Belém.
- Seguem reclamando, contudo, “atendimento bem ruinzinho” que vêm recebendo na repartição, sobretudo no expediente da tarde, quando “mofam” esperando.
- Será que o capitão-de-mar-e-guerra André Luiz Martini Vieira (foto) tem conhecimento do fato?
- O jornal da família do governador Helder Barbalho publicou, sexta mesma, pesquisa Data Folha para presidente de quase um mês atrás. Podem observar que os números são os mesmos.
- Secretaria competente de Prefeitura de Belém precisa identificar e desbastar mangueiras cujos galhos escondem as placas de sinalização.
- A candidatura a deputado estadual do vereador Charlão, filho do prefeito Raimundão, de Bragança, anda tirando o sono de candidatos do Helder Barbalho. A campanha rica de Charlão já começou.
- Corre nas redes sociais que só a prefeitura de Conceição do Araguaia é o MP demonstram desconhecer: o “empresário” que ganhou a licitação para tocar na boate da Praia das Gaivotas tem condenação de mais de três anos de prisão por peculato no Estado do Tocantins.
- O conceito de milícia parece ter alcançado o sistema de coleta de lixo domiciliar, pelo menos em conjuntos da periferia, como Satélite, Pedro Teixeira e outros: a casa dos que não “contribuem” com a turma que recolhe mofa esperando a retirada dos detritos.