Ex-vereador de Belém e ex-deputado estadual, Joaquim Passarinho, reeleito à Câmara Federal nas últimas eleições parece ter achado seu ninho político definitivo – o sul e sudeste do Estado, com base em Redenção, município com área de mais de 3,8 milhões de quilômetros quadrados, 85 mil habitantes e uma economia forte, baseada na pecuária e no comércio. Redenção teve papel importante na reeleição de Passarinho, com mais de 11 mil votos do total de 122,5 mil conquistados. Não à toa, Passarinho segue em intensa campanha política na região em favor da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Nova cara do agro
O que se diz é que Joaquim Passarinho levantou a bandeira e foi adotado como representante do setor produtivo do Pará na Câmara Federal. Sua estratégia está montada na gestão federal, na qual detém o controle administrativo e político da Superintendência do Incra em Marabá, com jurisdição em todo sul e sudeste do Estado.
Estrutura política
O trabalho desenvolvido dentro dessa estrutura rendeu ao grupo político de Passarinho até mesmo a eleição do ex-superintende do Incra Aveilton Souza, do PL, a deputado estadual. Em meio a tudo isso – e talvez por isso – Joaquim Passarinho promete mudar seu domicílio eleitoral para cidade de Redenção – ‘de olho nas eleições municipais 2024’, dizem observadores, sendo mais provável, porem, que indique um representante do agronegócio ao cargo. Também não é novidade que Passarinho planeja disputar o Senado em 2026.