Ex-mulher do senador Jader Barbalho e, por extensão, com todo o respeito, ex-madrasta do governador Helder Barbalho, a auditora fiscal Simone Morgado encontrou um jeito simples de retornar à Assembleia Legislativa do Estado sem mandato e por período de dois anos.
Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 13, o secretário da Fazenda, Renê Souza Júnior autoriza a cessão da ex-deputada estadual e ex-deputada federal para, digamos, dar um adjutório à administração do presidente Francisco Chicão Melo. Simone Morgado estava lotada na diretoria de Administração da Fazenda estadual, mas ainda não se sabe exatamente a função que desempenhará na Assembleia.
Sombra e água fresca
Uma coisa é certa: sob esse guarda-chuva, Simone Morgado terá tempo de sobra para desfrutar de sua bela casa na Praia de Ajuruteua, em Bragança, seu xodó. Foi em Bragança, aliás, sua terra natal, que Simone Morgado começou carreira política como vereadora, chegando à Assembleia Legislativa e, depois, à Câmara Federal. Perdeu a corrida pela reeleição por mil e um motivos, menos por falta de trabalho no exercício do cargo, mas isso são outros quinhentos incontáveis.
O cordão aumenta mais
Detalhe: cedida à Assembleia Legislativa, onde deverá assumir cargo de confiança, Simone Morgado será mais uma auditora fiscal fora da função no Estado, passando a fazer parte do grupo arregimentado pelo governador Helder Barbalho – nesse caso, por via indireta, a Assembleia -, ao lado de Hanna Ghassan, ex-secretária de Planejamento e possível candidata à vice na chapa do governador, Elieth Braga, secretária de Educação, Renata Mirella, diretoria-geral do Detran, Iran Lima, ex-chefe da Casa Civil e outros.