Os primeiros dias do ano do governador Helder Barbalho foram nos Estados Unidos, para onde viajou com toda a família, desde os ascendentes até os descendentes. Além da esposa Daniela e dos três filhos, também estavam na comitiva, que contava uma dúzia de pessoas, o pai, senador Jader Barbalho, e a mãe, deputada Elcione Barbalho, todos devidamente acompanhados com seus mais novos pares constantes.
O retorno do governador, sua entourage e muita bagagem – inclusive o vírus da Covid-19 e uma das suas variantes – ao Brasil ocorreu no dia último 10, segunda, chegando em Belém na terça-feira, véspera do aniversário da cidade. Helder, claro, não queria perder o palanque armado para os festejos, dos quais participou ativamente ao lado da esposa, autoridades e populares, da manhã à noite quando, na Igreja de Santo Alexandre, recebeu do prefeito Edmilson Rodrigues a medalha “Francisco Caldeira Castelo Branco”.
Perguntar não ofende: não
teria sido melhor prevenir?
Como no final do dia 12, após os festejos do aniversário de Belém, o governador anunciou que os três filhos haviam testado positivo para Covid e no dia seguinte ele e também a esposa confirmaram a doença, é certo que a contaminação se deu possivelmente nas programações em que participaram em terras americanas, já que testaram positivo tão logo desembarcaram na capital paraense Pergunta-se: não deveriam sua excelência e família fazer o teste ao chegarem para evitar eventual sequência de contaminações?
Os votos da coluna são para que o governador, sua esposa e filhos tenham boa e breve recuperação e fiquem bem de saúde. E que o pai senador e a mãe deputada federal e seus respectivos testem, se já não o fizeram, negativo para a doença. Torcendo também para que autoridades e populares que participaram dos festejos da cidade ao lado do governador e da primeira dama também estejam imunes.
Pés de valsa estão calados
sobre testagem da doença
De todas as pessoas que se aglomeram com o governador Helder Barbalho na noite da inauguração da Usina da Paz Cabanagem, no último dia, o único que apresentou resultado de exame para a Covid-19 nas redes sociais foi o prefeito de Bagre, Clebinho, que testou negativo. Os demais, inclusive as senhoras que dançaram carimbó com sua excelência permanecem quedos e mudos. Como se sabe, àquela altura, Helder Barbalho já estava infectado e, como qualquer infectado, transmitindo o vírus sem saber.