Com retomada das aulas nesta segunda, encerramento do ano letivo na Universidade Federal do Pará deverá ocorrer em dezembro, pouco antes do Natal/Fotos: Divulgação.

A Universidade Federal do Pará dá início nesta segunda 22 ao período letivo relativo ao segundo semestre de 2022, com previsão de encerramento no dia 21 de dezembro.

Os gestores da UFPA se viraram nos trinta e a greve estabanada de 20 promovida graças à ação da Associação dos Professores dois meses atrás acabou não impactando na volta às aulas, já que a reposição dos dias parados poderia ter empurrado para mais adiante, até janeiro.

Mas, espreme aqui, ajusta acola, os competentes técnicos da Universidade conseguiram o milagre: para alegria da estudantada, a volta às aulas está confirmada para amanhã.  Portanto, baladinhas das sextas, restaurantes universitários e até aulas estão de volta, para o bem de todos e felicidade geral da comunidade acadêmica.

Simpósio debate, a partir
de terça, em Belém, boas
práticas de mineração

O Simpósio do Ouro e a Feira de Mineração da Amazônia, que acontecem em Belém de 23 a 25 agora, vão reunir empresas, governos e especialistas para debaterem boas práticas na produção, refino e comercialização do ouro no País. A abertura do evento contará com a presença de especialista, autoridades e representantes das principais empresas que atuam no seguimento de metais preciosos no Brasil. Nicole Adshead, especialista canadense, fará a palestra magna sobre os desafios das médias e pequenas mineração, antecedendo a  abertura da Feira de Mineração da Amazônia.

A programa começa com painel sobre Produção Responsável de Ouro. Em seguida, Desafios de Financiamento da Mineração no Brasil; Aspectos Regulatórios da Mineração de Ouro; e finaliza trazendo ao debate a importância do Meio Ambiente e Relação com Comunidades.

No dia 25, o encontro terá painel dedicado às principais províncias e à geologia do ouro no Brasil. Representantes do Serviço Geológico da Brasil, USP e UFMG irão apresentar as principais regiões com potencial para descoberta de depósitos de ouro no Brasil. Na sequência serão abordados os Empreendimentos Relevantes de Ouro, Projetos avançados de exploração de metais preciosos.

O simpósio termina com mesa redonda que vai discutir os Desafios Regulatórios para uma Mineração Sustentável, com objetivo de demonstrar que o País tem atividade mineradora industrial que atua de maneira legal e sofre com a concorrência desleal dos garimpos ilegais que agride o meio ambiente, sonega impostos e mão de obra precária.

P. S: manda a prudência que, em terra onde o jornalista que faz a denúncia hoje tem como certa, amanhã, a visita de um oficial de Justiça, a coluna está aberta a eventuais esclarecimentos dos interessados.