Em 2018, o reitor Emanuel Tourinho empossou o professor Fernando Arthur na direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, que agora deve disputar a vaga com o atual vice-reitor, professor Gilmar Pereira/Fotos: Divulgação.

Está nas ruas a campanha para a sucessão do professor Emanuel Tourinho como reitor da UFPA.  Como o mandato do atual reitor cessará no início de 2025, os corredores dos laboratórios e pavilhões do campus Guamá fervilham em articulações de candidaturas, algumas, de certo modo, surpreendentes, pelo que se anuncia. Pela situação é dada como certa a candidatura do atual vice-reitor, professor Gilmar Pereira que, aliás, nunca deixou de estar em campanha. 

Pela oposição há frenéticas conversações no icônico Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, ao qual o atual reitor é ligado, uma vez que é oriundo da Faculdade de Psicologia, e ironicamente onde se alojam seus mais determinados opositores. Assim, parece certa a candidatura do professor Fernando Arthur, com parcerias em unidades como ICS, ICSA e campis de Bragança e Cametá. 

Clube das Luluzinhas

A novidade, porém, é uma possível chapa composta apenas por nomes femininos, com professoras ligadas à área Tecnológica e de empreendedorismo da Universidade, especialmente Itec, IG, Iced e campis como Tucuruí e Castanhal. 

Por enquanto restritas a conversas ao pé do ouvido, em breve estão previstos atos públicos para potencializar a imagem das virtuais candidatas.