O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entre a cruz e a caldeirinha: Marinor Brito cobra reforma no Secretariado, Cássio Andrade quer ampliar espaços, Paulo Rocha exige Secretaria de Saneamento e Cláudio Puty, marido da deputada eleita Lívia Duarte vira destaque/Fotos: Divulgação.  

Oito dias depois do 1° turno das eleições, segue o ajuste de contas no Psol, com muita pressão sobre o prefeito Edmilson Rodrigues e seu staff. Candidata derrotada do partido na disputa por vaga à Câmara Federal, Marinor Brito, que não foi vista em nenhuma das 13 procissões do Círio de Nazaré, insiste na reformulação no secretariado municipal. A futura ex-deputada estadual exige a saída de Márcia Bitencourt da Secretaria de Educação e agora também mira o controle da Secretária de Direitos Humanos, comandada pela futura ex-deputada federal Vivi Reis.

Também é forte a pressão do futuro ex-senador Paulo Rocha cobrando a promessa do prefeito Edmilson Rodrigues de lhe entregar o controle da Secretaria de Saneamento – promessa feita antes da eleição em que o deputado federal e senador eleito Beto da Fetagri Faro era apenas uma esperança no horizonte eleitoral reduzida à própria expectativa. Na esteira dessas e de outras cobranças, algumas inconfessáveis, outro9 derrotado nas urnas, Cássio Andrade não se dá por vencido: quer porque quer o controle das secretarias de Saúde e de Administração.

O futuro ex-deputado federal mandou avisar o Gabinete do prefeito que, se Ed 50 quiser manter Jurandir Novaes em sua equipe que deve ‘convidar’ o PSB para o Instituto de Previdência dos Servidores. Hoje, Jurandir Novaes acumula a Secretaria de Administração e o Instituto.

Intriga da oposição?

Para confirmar que desgraça pouca é bobagem, comenta-se nos bastidores da prefeitura que o suposto responsável pela fragorosa derrota do Psol nas eleições deste ano, o todo poderoso Aldenor Júnior, chefe de Gabinete, estaria ameaçado de perder a cadeira para Cláudio Puty, marido da deputada estadual eleita Lívia Duarte, mas isso pode não passar de intriga da oposição. Puty, ex-secretário do governo Ana Júlia, é da banda do Psol petista, assim nomeados os se abrigam no partido constrangidos com os escândalos dos governos do PT.

Papo Reto

Divulgação
  • O superintendente da Polícia Federal no Pará, Fábio Andrade (foto), deve estar traumatizado com a cidade de Belém, que o Sistema de Segurança Pública do Pará tem no mal alto grau de… segurança.
  • No primeiro mês na cidade, Fábio Andrade foi vítima de assalto. Em seguida, a filha foi assaltada e voltou para o Rio de Janeiro.
  • Turistas e população reclamam da quantidade de furtos durante as procissões do Círio de Nazaré. Os ladrões querem celulares novos para desmontar e revender peças.
  • Uma carreta enorme da Secretaria de Segurança Pública foi estacionada no chamado Largo do Redondo, tirando o lugar de milhares de fiéis da terceira idade que saem de seus apartamentos para ver as procissões: Muito aperto e reclamações.
  • O governador Helder Hélder Barbalho sussurra nos ouvidos de aliados e apoiadores o que eles desejam escutar, mas a mensagem é uma só: ‘Temos que eleger Lula presidente’.
  • Helder não tira da cabeça a ideia de indicar ao menos um ministro em eventual governo Lula, de preferência… deixa para lá.
  •  Ano que vem, com Lula ou sem Lula, a produção de grãos deve chegar a 312,4 milhões de toneladas, com incremento nos estoques finais de milho (20%), algodão (17%), feijão (31%) e soja (45%), na comparação com a safra 2021-22.
  • A Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que amplia de três para cinco o número de membros da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
  • De 2021 e agosto de 2022, 1.579.034 pessoas – mais de 100 mil só em agosto – contrataram planos médico-hospitalares, o equivalente a 3,27% de aumento em relação a agosto de 2021.
  • A Agência Nacional de Transportes Terrestres reduziu os valores dos fretes rodoviários após nova queda no diesel, de acordo com a Lei 14.445/2022, que determina a correção da tabela sempre que o valor do produto oscilar mais de 5% para baixo ou para cima.
  • Já a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realinhou seu portal com informações sobre segurança de barragens, permitindo, agora, a consulta a informações como o nível de perigo, a categoria de risco e o dano potencial associado de cada barragem, bem como o órgão responsável por fiscalizá-la.