O secretário de Segurança Pública, delegado federal Ualame Machado, no ‘esquenta’ para a carreata do governador Helder Barbalho, ao lado do delegado-geral, Walter Rezende, delegados e assessores da Segup/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.

O delegado de Polícia Federal, Ualame Machado, cedido para o governo do Pará para ocupar o cargo de Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, também entrou de cabeça na campanha de reeleição do governador Helder Barbalho, vestindo a camisa e portando bandeira.

Conforme imagens que circulam nas redes sociais, todo o Sistema de Segurança Pública agora é Helder: o comando da Polícia Militar, a delegacia-geral de Polícia Civil e a própria Segup, através do federal cedido. Moral da história: com esse comportamento, fica difícil falar em isenção na segurança para o acompanhamento das eleições. E mais: a favor do secretário conta que, na imagem acima, está mais bem acompanhado do que em outras em que aparece ao lado de traficante.

Alhos com bugalhos

Pior para os candidatos oposicionistas, que estarão por conta própria nesse quesito. Observação desinteressada: foi-se o tempo em que, no Pará, a Segurança Pública era tratada como atividade de Estado. Mas, como se comenta nos corredores da Segup, há empregos assegurados à base de DAS, inclusive na Procuradoria Geral do Estado, para justificar o esforço.