A cavalaria embarcada pela prefeita de São João de Pirabas, Kamily Araújo, botou a cara na janela para contestar informações da coluna sobre a paralisação de obras no município desde antes das eleições. Em uma sequência imediata de postagens após a publicação, puxada pela prefeita, seguiram-se comentários na mesma linha de negação dos fatos relatados em páginas do Instagram e do Facebook, todas cuidadosamente usando a expressão fake news.
Ação entre amigos
Pesquisa rápida e sem segundas intenções da coluna identificou, em 13 ou mais postagens consideradas ‘mais relevantes’ do Instagram, internautas na lista de amigos da prefeita no Facebook e, na maioria dos casos, funcionários da prefeitura. Grupo pequeno, mas fiel, aliás, fidelíssimo. Quem se manteve quedo e mudo foi o ex-prefeito de Salinópolis e marido dela, Paulo Henrique Gomes. Também, pudera.
Horta estraçalhada
O que se diz é que a horta eleitoral de PH na região foi estraçalhada pelo atual prefeito de Salinópolis, Cacá Sena, além dos deputados Luth Rebelo, Chicão Melo e Ângelo Ferrari, que abocanharam a maioria dos eleitores. Segundo fontes da coluna outdoors de agradecimento espalhados pela cidade e região da Costa Atlântica são a prova concreta da situação.
Às mil maravilhas
Quanto às obras em Pirabas, bem, depende de quem olha, começando pelo centro da cidade. A coluna esclarece que as informações publicadas não têm o condão de atacar a administração municipal; muito pelo contrário, respeita toda e qualquer manifestação em favor da gestão e parabeniza a suposta articulação que parece ter sido urdida para tal, a ponto de repetir a mesma expressão em praticamente todas as respostas.
Eis um povo feliz…
Mais: se, depois do empenho da administração no embate político que resultou no frustrado esforço de eleger PH à Câmara Federal e garantir a permanência da irmã dele, Paula Gomes, na Assembleia Legislativa, a Prefeitura de Pirabas estiver com todas as contas em dia, obras em andamento e população feliz da vida, como dizem os seguidores da prefeita nas redes sociais – duas ou três dúzias de pessoas falando em nome de mais de 23 mil habitantes -, parabéns: é a primeira prefeitura do Pará em situação tão confortável nessas circunstâncias. Também parabéns pela cidade estar ‘um canteiro de obras’.
É justamente o que se deseja de um gestor público.