Doze seccionais brasileiras acionaram o Conselho Nacional de Justiça alegando redução dos índices de contágio e mortes pela Covid-19 e destacando que o teletrabalho reduziu a qualidade das audiências pela ausência de presença física das partes/Divulgação.
A OAB do Pará bateu às portas do CNJ para pedir a reabertura imediata de todas as unidades judiciárias do Estado – doze no total. No mesmo pedido, as seccionais do Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Bahia, Piauí, Goiás, Rondônia, Alagoas, Mato Grosso e do Sergipe destacam a redução dos índices de contágio e mortes provocados pela Covid-19 no Brasil, em razão do avanço da vacinação, conforme dados divulgados pelo do Ministério da Saúde.
Trabalho remoto não
atendeu expectativas
Na mesma batida, as seccionais sustentam que as audiências e sessões telepresenciais não devem ser a regra e prejudicam o debate entre os advogados, ao passo que há notória perda de qualidade nas audiências de instrução, principalmente por conta da dificuldade em se preservar a incomunicabilidade das testemunhas e destas com as partes. Por outro lado, os magistrados deixam de ter um contato mais próximo com a realidade produzida pela presença física das partes e testemunhas. O atendimento remoto murchou.
Cartório de Belém dá
combate à crise hídrica
Conceituado cartório no centro de Belém aderiu à “crise da falta d’água”, a crise hídrica que assola o sul maravilha. Iniciativa da chefia do cartório para conter os gastos com a água determinou o fechamento sumário das torneiras onde funciona a copa aos funcionários e passou a oferecer dois baldes com o “precioso líquido” para lavagem e higienização da louça usada durante as refeições. Só faltou um selinho tipo aqueles criados pela Mendes Publicidade tempos atrás com o aviso: “Sabendo usar, não vai faltar”.
Praça Batista Campos
está quase intransitável
Está ruim para os frequentadores da Praça Batista Campos caminhar pelo quadrilátero ante a quantidade de buracos e de pedras portuguesas soltas causando transtornos, principalmente aos mais idosos. A saída é utilizar os caminhos do interior da praça em cimento, que estão boas condições, entre eles as pontes em madeira reconstruídas pelo prefeito Zenaldo Coutinho. Agora, cabe ao novo prefeito concluir a reforma dos calçadões.
Brasil é Top 10
no ranking digital
Graças a soluções digitais de impacto massivo, como auxílio-emergencial, Meu INSS, seguro-desemprego e seguro-desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito, além do Pix, o Brasil assumiu o posto de 7⁰ líder mundial em governo digital pelo Banco Mundial, ficando atrás apenas de Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Austrália, Noruega e Canadá também integram o Top 10 do ranking.
Papo Reto
- Servidores públicos do Estado se queixam que o tal pagamento do 13º feito pelo governo corresponde a uma parcela igual para todos. O valor correspondente à proporcionalidade deve ficar para outra ocasião.
- Começa nesta sexta a coleta os dados da Pesquisa Estadual por Amostra de Domicílios. A iniciativa é da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, Fapespa.
- A Faculdade Estácio e o Movimento de Emaús estão arrecadando resíduos eletrônicos para reciclagem.
- A população e a comunidade acadêmica podem entregar celulares antigos, computadores e demais resíduos tecnológicos na própria faculdade e na sede do Movimento.
- É verdade que a Prefeitura de Marituba faz a recomposição da iluminação pública, mas deixa a desejar na criação de acessos internos para livrar a população do caos no trânsito ao longo da BR-316.
- Moradores do bairro São João, por exemplo, que procuram uma farmácia no centro da cidade precisam enfrentar o imponderável: voltam para Ananindeua, via Independência, para cruzar a BR e entrar no bairro. Nada, nada, coisa de hora e meia de trânsito.
- A via que permitiria acesso ao bairro a partir da principal rua da cidade está praticamente intrafegável para veículos de pequeno porte e não tem iluminação noturna. Uma pena.
- O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros e Turismo irá reinaugurar sua sede, em novembro, coincidindo com o aniversario de fundação da entidade. O sindicato está sob a direção de Luiz Carlos Rosa.