Recém-nomeado bispo auxiliar – coadjutor, com direito à sucessão – da Diocese de Bragança, nordeste do Pará, monsenhor Possidônio da Matta será o primeiro brasileiro – e mais que isso, o primeiro paraense – a pastorear a diocese – seus antecessores foram três bispos italianos barnabitas e o atual, o espanhol Dom Jesus, da Congregação Agostinianos Recoletos. Várias caravanas de católicos provenientes da Arquidiocese de Belém estarão em Bragança no dia 30 deste mês, data da posse. As principais são oriundas da Paróquia de Icoaraci, onde nasceu Dom Possidônio, e da Paróquia da Transfiguração do Senhor, onde ele era pároco quando o Papa Francisco o nomeou.
Grandes comitivas também estarão saindo de Ulianópolis, Dom Eliseu, Paragominas, Mãe do Rio e São Miguel do Guamá. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, já confirmou presença, assim como oito outros bispos da CNBB Norte 2, incluindo dois arcebispos – o de Belém, Dom Alberto Taveira, e o de Santarém, Dom Irineu Roman.
Francisco exige transparência
Em um aspecto, no entanto, ainda não se sabe se o novo bispo está desalinhado com um dos pilares do Papado de Francisco – o da transparência exigida para assuntos antes secretos na Igreja, ao qual o Papa exige esclarecimento total. Dom Possidônio não foi localizado, nem retornou às chamadas da coluna para se manifestar sobre sua posição acerca de supostos malfeitos na gestão de instituições da Diocese de Bragança, nem sobre a criação da Diocese de Paragominas.
Direito à sucessão imediata
Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, o Padre Cid, foi nomeado bispo coadjutor pelo Papa Francisco no dia 16 de março. Com a nomeação, o novo bispo trabalhará ao lado do bispo espanhol Dom Frei Jesus Maria Cizaurre Berdonces, pertencente à Ordem dos Frades Agostinianos Recoleto, de 70 anos, que desde 2016 está à frente da Igreja na região. Monsenhor Raimundo Possidônio chegou a ser administrador apostólico da Arquidiocese de Belém, na vacância antes da chegada de Dom Alberto. Como bispo coadjutor, Padre Cid tem o direito a ser sucessor imediato de Dom Jesus.