Empreendimento prevê abertura de lojas e supermercados em trecho da Praia do Atalaia, na Atlântica, onde a construção de imóveis explode e tende a crescer. Foco do grupo paraense seria o gigantesco projeto de instalação de uma fábrica de cimento em São João de Pirabas, distante apenas 17 quilômetros/Divulgação.

O anúncio de que o Grupo Líder planeja construir um  complexo de lojas e supermercados nos fundos da Praia do Atalaia, em Salinópolis, na Costa Atlântica do Pará, chegou a atordoar, pelas dimensões do projeto, a classe empresarial paraense, que deve estar com a pula atrás da orelha até agora. Mas, calma, gente, nada acontece por acaso: a coluna entrou no circuito e, sem exagero, descortinou o que pode ser uma jogada de mestre. Além do crescimento vertiginoso da construção de imóveis, com projetos que incluem torres residenciais, resorts, parques, clubes, hotéis e pousadas, tem a cereja do bolo. A Companhia Siderúrgica Nacional prevê instalar em São João de Pirabas, distante apenas 17 quilômetros da Atlântica, a maior fábrica de cimento do País, criando quase 20 mil empregos diretos e indiretos. Adivinhe aonde boa parte dessa mão de obra qualificada e de alta renda que irá trabalhar no projeto da CSN deverá fixar moradia? Acertou na mosca.

Todo cuidado: tubarões
chegam às praias do litoral brasileiro

Estudiosos do segmento da pesca estão avaliando que os 20 anos em que a captura de tubarão está proibida no Brasil começam a cobrar a fatura, já que a natureza não perdoa. Trata-se dos recorrentes ataques desse peixe, agora ocorrendo em toda a costa brasileira, o que esses estudiosos atribuem à superpopulação, em função da falta de predadores naturais. Com muitas bocas para alimentar, o Oceano empurra os tubarões para as praias.

Agronegócio ataca na
PA-151 com aquisição de grandes propriedades

Médios produtores rurais na região da PA-151 se dizem impressionados com a ferocidade e voracidade com que empresários do agronegócio provenientes de Estado como o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sentam praça na região adquirindo grandes extensões de terra a preço vil para plantação de soja. Do jeito que a coisa vai, dizem eles avaliam os produtores, não sobrará um produtor genuinamente paraense para contar a história.

Papo Reto

Divulgação
  • O Bar e Restaurante Salvador, à Apinagés, em Batista Campos, tem um espaço para os que se identificam como tal chamado Cornolândia. Fica sempre cheio,  sexta e sábado.
  • O deputado Fábio Freitas, do Republicanos (foto), homenageia neste sábado, por iniciativa própria, isto é, sem nada a ver com a Assembleia Legislativa -, “jornalistas cujo trabalho se destacou na pandemia”. Parabéns a todos.
  • A coluna recebeu denúncia contra a direção da Academia Body Tech, em Belém, onde um secretário de Estado exige “fechar” o ambiente para malhar, enquanto os demais clientes esperam.
  • Quem caminha no entorno do Museu Goeldi se sente cada vez mais desolado com a situação deplorável do calçamento lateral. À noite, acresce a precária luminosidade.
  • No desespero de causa, fãs do espaço planejam encaminhar documento ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, pedindo reforço de verba para o reparo das calçadas.
  • A MRN recebeu o selo Aluminium Stewardship Initiativ, certificação única para iniciativas globais de sustentabilidade voluntária na cadeia de valor do alumínio e bauxita. 
  • A Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente, lançada recentemente, prevê informar a população sobre os direitos desses trabalhadores e alertar sobre violações cometidas em casas.
  • É bom que todos se liguem: a campanha terá ações de fiscalização, como operações de emissão de notificações a empregadores, caso sejam identificados trabalhadores em condições em desacordo com a lei.
  • Um site exclusivo passou a dar suporte à consulta ao sistema de valores a receber “esquecidos” nos bancos. Objetivo do governo é evitar que a grande quantidade de acessos coloque em risco o site do próprio BC, como ocorrido no mês passado.
  • Acredite se quiser: as vendas de veículos caíram 38,5% no Brasil em janeiro, segundo Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, a  Anfavea.

Charge do dia