Farta distribuição de benefícios, incluindo o famigerado cheque moradia, vale gás e outras bondades, sem falar no uso de veículos oficiais pontua os primeiros atos da campanha política no Pará aparentemente sem regras/Fotos: Agência Pará.

O Ministério Público Eleitoral ou não vê ou “se acha sem pernas” para coibir o descarado uso da máquina estatal, como aviões, carros, combustível, diárias, alimentação e transporte por todos os candidatos amigos do rei. Vale tudo no cardápio eleitoreiro do MDB no Pará, incluindo seus puxadinhos: tem cheque moradia, asfalto por todo o Pará, farta distribuição de vale gás e do programa Bora Pará, só para citar algumas bondades. Responsabilidade fiscal às favas; não dá voto.

Partidos lançam mão
de qualquer um para somar

O novo modelo de disputa eleitoral tem exigido dos partidos candidaturas das mais variadas e nos mais diferentes setores. Vendedor de picolé, palhaço de festa, cuidador de cachorros, músico – qualquer um com poder de voto ou influência que resultem em votos é convidado a disputar as eleições deste ano na busca pela soma que, nas urnas, ajude a eleger quem está na ponta da disputa.

Perde e ganha

Nessa lógica, o ganho de uns é a perda de outros. É o caso de Castanhal, onde o MDB tem no fortalecimento de Paula Titan, filha do prefeito Paulo Titan, o enfraquecimento de Hélio Leite, agora no União Brasil e que corre sério risco de não se reeleger dada a quantidade excessiva de candidatos com potencial capacidade de diluir votos. Isso sem falar naqueles que realmente entram na disputa com chances de conquista.

Obra de ocasião

Poucas inaugurações parecem tão eleitoreiras como a da PA-220, a Transmaú, que irá beneficiar, principalmente, os municípios de Marapanim, Curuçá e Igarapé-Açu. Do jeito que está, com apenas 20 quilômetros de pavimentação, todo mundo que mora na região sabe que a estrada vai do nada para lugar nenhum. A extensão da rodovia é de 60 quilômetros. A inauguração diz que foi programada somente agora porque as fortes chuvas reduziram o ritmo das obras.