Em pronunciamento público inflamado, deputada federal Elcione Barbalho ataca prefeito Tom Farias, de Alenquer, e seu padrinho político, José Priante, com sobras para o governo Helder. O recado foi dado para quem quis ouvir e levar/Fotos/Divulgação-Redes Sociais-Whastsapp.

A deputada federal Elcione Barbalho fez o imponderável – senão o inimaginável -, em discurso para entusiasmada plateia em Alenquer, oeste do Pará, administrada pelo prefeito Heverton Santos, o Tom Farias. eleitor nº 1 do deputado federal José Priante no município. Elcione e Priante são candidatos à reeleição, ambos do MDB, e têm laços familiares, fato que não representa métrica para a mãe do governador Helder Barbalho. O ‘tijolaço’ da parlamentar, se bem avaliado, acertou ao mesmo tempo o prefeito, o deputado a até o governador do Estado.

Fique claro desde já: Dona Elcione não foi ao município ‘para tirar votos de Priante’: “Tenho meus próprios votos, graças ao meu trabalho’, destacou, levantando aplausos dos presentes, onde se enfileiravam inclusive vereadores da base de apoio do prefeito.

“Que se dane o prefeito!”

No curso do seu pronunciamento, a parlamentar discorreu sobre recursos encaminhados ao município, equivalentes a quase meio milhão, destacando um repasse em particular, de R$ 150 mil, que serão aplicados pelo prefeito, mas sugere aos vereadores que fiscalizem a aplicação, uma vez que (o prefeito) poderá dar a destinação que bem entender à verba, desde que em favor da administração pública. “O problema não é meu. Que se dane o prefeito!”

“Homem pra mim é caráter”

Ao se reportar a apoio político, que o prefeito Tom Farias dedica à candidatura Priante, Elcione Barbalho foi mais aguda e mandou seu recado, claro e cristalino: “Digam ao Priante – dirigindo-se aos vereadores presentes – e ao prefeito, que traga o engenheiro que ele indicou presidente da Cosanpa, para resolver o problema da água. Não venha tirar graça com a minha cara porque, pra mim, homem não é quem veste calças, homem pra mim é caráter. Esse negócio de se achar… se achar porra nenhuma…”

Efeito colateral

Nessa fronteira estancou o óbvio ululante: a mãe do governador atesta, publicamente, que há algo errado na administração do Pará, ou seja, que o filho dela, o governador Helder Barbalho, ainda que através de José Priante, membro da família, deixa o povo de Alenquer sem água.

Papo Reto

Divulgação
  • Tem mais um candidato batendo no peito e afirmando: “Sou cara limpa e ficha limpa”. Vavá Martins, deputado federal pelo Republicanos (foto), é candidato à reeleição.
  • Finalmente, começou a aparecer adesivo da candidata Nay Barbalho, filha da conselheira e presidente do TCM, Mara Barbalho, ao lado do primo e governador Helder Barbalho. Pior para José Priante.
  • O que se diz é que prefeitos espertos estão recebendo apoio financeiro de até três candidatos diferentes por todo o Pará e direcionando esforços para um quarto candidato.
  • O Sinduscon e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção apresentam hoje o 17° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua, com os resultados do segundo trimestre de 2022.
  • Já se encontra gasolina aditivada ao preço de R$ 4,49 em vários postos de Ananindeua e Marituba. Em Belém é que o preço estacionou.
  • A Semob não tem pessoal e nem serviço de perícia e o cidadão não sabe a quem recorrer. Ontem, engavetamento causado por acidente envolvendo quatro veículos, na Tamandaré com a São Francisco, parou tudo no centro de Belém.
  • Os proprietários dos veículos ligaram para a Semob e a resposta foi negativa em todos os sentidos. Tarefa para o prefeito Helder Barbalho.
  • É tanto mendigo na proteção por trás da Estação São Braz-BRT, no início da José Malcher, que dá confusão por espaço a todo momento. Em monumento à Manoel Barata, bem próximo, tem até redes e fogão.
  • Com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o Ministério da Economia, em parceria com BID, lançará o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital, voltado a fortalecer a prevenção, o tratamento e a resposta a incidentes cibernéticos.
  • Ações sustentáveis na educação é o que o programa Escolas + Verdes, do governo federal, está se propondo buscar, no âmbito da separação e tratamento de resíduos sólidos, reciclagem, eficiência no uso de água e eficiência energética, por exemplo.