Interpol alerta países contra ações

criminosas envolvendo nova vacina

A organização internacional Interpol enviou, na última quarta-feira, mensagem de alerta aos seus 194 países membros alertando-os para se prepararem para ações do crime organizado focadas em vacinas contra o novo coronavírus. Na comunicação de alerta de segurança, a organização de cooperação policial internacional com sede em Lyon – centro-leste da França – destaca uma “potencial atividade criminosa sobre falsificação, roubo ou promoção ilegal de vacinas contra a Covid-19 e outros agentes virais”.

Eleições na OAB

O Colégio de Presidentes da OAB aprovou apoio às propostas de reforma do sistema eleitoral da Ordem para garantir a paridade de gênero e as políticas de cotas para negros – pretos e pardos – nas eleições da instituição. A proposta obteve aprovação unânime do Colegiado. A proposição estabelece que as chapas, para obterem o registro, deverão atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares como para suplentes. A indicação do Colégio é pela aplicação imediata da nova regra.

Belém, Pará, Brasil. Cidade. Remo e Paysandu – Mangueirão. 02/09/2020. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pela tabela

Olhando pelo ângulo mais inteligente, o ideal para Remo e Paysandu (foto) seria uma derrota no clássico deste sábado. É que empatando, os dois se enfrentariam na fase seguinte, eliminando qualquer possibilidade de duplo acesso. Quem perder fica como quarto colocado, enfrenta o Santa Cruz (PE) e o sonho de ver os dois times paraenses na Série B do Campeonato Brasileiro já no ano que vem seria bem mais real. Fica a dica.

Política de cotas

Os presidentes das seccionais da OAB também aprovaram a proposta que estabelece a política de cotas para negros – pretos e pardos – no percentual inicial de 15% e posterior avaliação do percentual, com realização de um censo da Advocacia. As duas deliberações serão encaminhadas para análise do Conselho Pleno, cuja sessão está marcada para o dia 14 deste mês. Todos os 27 presidentes seccionais e membros da diretoria do Conselho Federal debateram as proposições.

Tudo a ver

Experiente policial de Inteligência revela que pode haver conexões diretas entre os últimos assaltos a bancos e o aumento de apreensão de drogas no Brasil, consideradas as maiores dos últimos anos. Sem a droga para gerar lucro, os bandidos precisam recompor o rombo no caixa da criminalidade. De janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019, a apreensão de drogas aumentou em mais de 200% no País.

Espinha dorsal

Somente no primeiro semestre deste ano foram apreendidas mais de 92,5 toneladas de cocaína e 1,2 mil toneladas de maconha pela Polícia Federal e dos Estados. A espinha dorsal dessas organizações criminosas é o dinheiro, diz a fonte: “Quando você apreende as drogas, as pernas deles quebram”. A falha no assalto em Cametá pode causar desavenças dentro do crime organizado, até com a possível execução dos que falharam na ação. 

Linha do Equador

Sabe-se agora: o filho da juíza Eleusa Muniz, da 2ª. Zona Eleitoral de Macapá, Fábio Muniz, foi guindado ao cargo de superintendente do Incra por indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O filho da magistrada foi denunciado à Justiça Federal ano passado, acusado de montar processos e de inserir registros fraudulentos no sistema da autarquia. Segundo o MPF, de 2013 e 2018, o grupo utilizou pessoas que emprestavam nomes para figurar como requerentes em processos de regularização de terra.

Dinheiro na mão

A eleição no Sindicato dos Jornalistas tem ao menos um ponto positivo, independentemente do resultado final nas urnas: o número de profissionais que procuraram a instituição para regularizar a situação. Os valores recebidos com essa regularização chegam em momento oportuno, já que a entidade se vê em dívidas que se arrastam há alguns meses sem ter, até então, perspectivas para resolver o problema.

Todos por todos

O Banco da Amazônia acaba de lançar mais uma campanha de incentivo ao voluntariado e à solidariedade em favor de quem se encontra em situação de risco pessoal e social. O objetivo é angariar donativos para 14 instituições que vão do Acre ao Maranhão, contemplando toda a Amazônia Legal. A campanha irá ajudar aqueles que vêm sofrendo com a pandemia da Covid-19. Em Belém, as obras sociais da Paróquia de Nazaré receberão os mantimentos. A ideia do banco é incentivar a participação de toda a sociedade.

Fonte da juventude

Cientistas afirmam ter descoberto a terapia que faz rejuvenescer o cérebro em seres humanos com mais de 64 anos. Trinta e cinco voluntários da Universidade de Tel Aviv e do Centro Médico Shamir, em Israel, foram colocados em uma câmara pressurizadas e receberem oxigênio puro por 90 minutos, cinco dias por semana, durante três meses. A experiência descobriu que os telômeros, que são as capas protetoras encontradas no final dos cromossomos, que com o tempo encurtam de tamanho, haviam aumentado em 20%.

Santo Graal

Segundo os pesquisadores, a experiência permitiu elevar o nível celular para a idade de 25 anos. O coautor do estudo, Shai Efrati, disse que esse “fazer” com que o telômeros cresça é como encontrar o “Santo Graal” da biologia do envelhecimento. Esse tipo de tratamento pode ser a chave para combater doenças graves ligadas ao envelhecimento, como Alzheimer, Parkinson, artrite, câncer, doenças cardíacas e diabetes.

  • Pelo tamanho da carga de explosivos abandonada pelo bando que plantou o terror em Cametá, na noite da última terça, o plano de ação foi mais frustrado do que se esperava.
  • A PM encontrou uma caminhonete com 38 quilos de explosivos à altura do km 40 da BR-422. A carga seria utilizada no ataque a agências bancárias da cidade.
  • A composição da nova direção do TCM inclui, além da presidente Mara Barbalho e do vice Antônio José Guimarães, o conselheiro Sérgio Lerão, que irá ocupar a Corregedoria.
  • Aliás, o procurador de Justiça Manoel Santino Nascimento Jr. foi eleito corregedor-geral do Ministério Público do Pará para o biênio 2021-2022.
  • Obteve 24 votos dos 26 membros do Colégio de Procuradores habilitados a votar. Um voto foi nulo e outro em branco. Manoel Santino é decano do parquet.
  • Entidades da área jurídica do Pará emitiram nota denunciando a exclusão de representantes do Estado da comissão de juristas criada pela Câmara Federal para elaborar a sistematização das normas do processo constitucional brasileiro
  • A OS Pará 2000 criou o projeto ‘Natal das Luzes – Pará 2000’. Estação das Docas, Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna e Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrados pela OS, receberam decoração especial.
  • O projeto Sala de Aula Padrão, desenvolvido pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Ciaba, em Belém, inaugurou novo espaço, ontem.
  • A iniciativa teve a parceria da Mineração Rio do Norte e prevê apoiar a infraestrutura da qualificada formação de oficiais da Marinha Mercante.
  • A Secretaria de Cultura do Estado fará hoje o pré-lançamento da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na Estação Teatro Gasômetro.
  • A participação do público será exclusivamente pela internet, podendo ser acompanhada ao vivo nas redes sociais e canais oficiais da Secretaria na internet
  • O governador Helder Barbalho assinou ordem de serviço para início das obras de reconstrução do prédio da Polícia Militar, no bairro da Cremação.
  •  “De volta pra casa”. O cantor paraense Nilson Chaves recebeu alta da Santa Casa do Pará, onde estava internado acometido pela Covid-19. O cantor passou 14 dias em tratamento.
  • O Simineral divulgou a lista de finalistas do Prêmio Simineral de Comunicação, que vai premiar produtores de conteúdos digitais, jornalistas e profissionais de comunicação de empresas mineradoras, no próximo dia 16.
  • Relaxa: os bandidos não levaram nada dos bancos. Uma vidinha miserável aqui, outra ali é apenas efeito colateral. Faz parrrte…

Deixe o seu comentário