Escola Bosque e Escola Ogivanize Moura, em Outeiro e Icoaraci, respectivamente, foram para o fundo com as chuvas de ontem; instalações elétricas representam apenas um dos riscos à comunidade escolar, inclusive em prédios recentemente recuperados/Fotos: Divulgação.

Instalada no Distrito de Outeiro, Ilha de Caratateua, Região Metropolitana de Belém, a Escola Bosque, que também atende pelo nome de Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Professor Eidorfe Moreira, foi praticamente engolida pelas águas da chuva, ontem, dois de depois de completar 26 anos de fundação.

Neste mês, a Prefeitura de Belém festeja o aniversário de 130 anos de Outeiro, com participação da escola, desde o último dia 14. Não que as chuvas tenham interrompido a programação, mas deixaram seu recado: a prefeitura precisa cuidar da rede escolar, cujas instalações, em Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro padecem de problemas estruturais gritantes, comprometendo a qualidade do ensino na rede pública.

Comunidade abre jogo

O que a administração do prefeito Edmilson Rodrigues precisa saber – se é que não sabe -, é que as denúncias do Sintepp Belém, agora turbinadas pelo mandato da coordenadora do sindicato na capital, vereadora Professora Sílvia Letícia, vêm estimulando a comunidade escolar a denunciar a situação das escolas de Belém, produzindo fotos e vídeos contra os quais não há argumentos, nem aqui, nem na Cochinchina.

Manutenção elétrica

A chuvarada que caiu em Belém, ontem, pipocou ardente nas redes sociais, apontando alagamentos, estouro de fossas e de caixas de gordura e os transtornos em sala de aulas, como na Educação Bosque e na Escola Ogivanize Moura, recém reformada, em Icoaraci. Pior: transmitem a certeza de que a falta de manutenção na rede elétrica pode levar a fatalidades, em caso de contato com as águas da chuva.

Em linha direta com a coluna, a Professora Silvia Letícia avisa, a quem interessar possa: “Vamos levar essa situação ao Ministério Público e sugerir que adote providências antes que aconteça algo de pior com educadores ou com alguma criança”.

Recado dado.