O que se diz é que o governador teria colocado os nomes na balança e optado pelo atual chefe de Gabinete. Alex Centeno terá que se conformar com os contratos que mantém com governo, prefeituras e Câmaras ligadas ao partido do governador, que são muitos e bastante rentáveis/Fotos: Divulgação-Agência Pará.

Suposta reviravolta na preferência do governador Helder Barbalho com vistas ao preenchimento da vaga do desembargador Milton Nobre no Tribunal de Justiça pelo chamado Quinto Constitucional, que cabe à Ordem dos Advogados do Brasil, teria tirado de rota o advogado e primo do governador, Alex Centeno, para a subida do ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de Administração, ex-procurador-chefe da Assembleia Legislativa e atual chefe de Gabinete do governador, Carlos Kayath, 63 anos de idade. A Ordem, por razões que a maioria dos advogados desconhece, segue remanchando a publicação do edital para a inscrição de candidatos ao cargo.

O que se diz é que Alex Centeno, pela idade e pelas reações ao seu nome para o desembargo terá que conformar com os contratos que o escritório do qual é sócio mantém com o Estado, prefeituras e Câmaras municipais ligadas ao MDB, partido do governador. Avalia-se também – e somente agora – que Alex não tem a desenvoltura necessária para aspirar ao cargo de desembargador no qual, caso indicado, teria uma carreira de cerca de 40 anos até a aposentadoria. O fato de ser primo do governador seria uma vantagem na escolha dos selecionados em lista tríplice, mas ficar entre os mais votados seriam outros quinhentos.

Política e genealogia

Com relação a Carlos Kayath, fala-se que tem desenvoltura e trânsito na classe advocatícia, a par da experiência adquirida tanto na militância quando na vida pública. Junte-se a isso a história política pessoal e a genealogia: Carlos é filho do falecido político Henry Kayath, casado com a juíza federal Hind Kayath, cunhado da poderosa ex-secretária de Planejamento e Administração e virtual futura vice-governadora de Helder Barbalho, a auditora fiscal Hanna Ghassan.

Papo Reto

Divulgação
  • A coluna antecipou: o jogo Brasil x Argentina estava para o governador Helder Barbalho como esteve a Copa do Mundo de 2014 para a governadora Ana Júlia.
  • A CBF deve comunicar à Fifa, amanhã, que a partida será remarcada para a Arena do Corinthians, em São Paulo, se não acontecer algum novo acidente de percursos. Mangueirão tchau, querido…
  • Se no quesito arrecadação Belém experimentou minguados 54% de evolução nos últimos dez anos, no crescimento da população acumulou 7%, passando de 1.410.430 (2012) para 1.506.420 habitantes (2021).
  • A verdadeira explosão demográfica de Belém seguiu o mesmo padrão evolutivo das cidades de Recife, Fortaleza e Salvador, cujas receitas, entretanto, cresceram 230%, 92% e 130%, respectivamente.
  • O que mais se comentou no último fim de semana em Bragança foi a decisão de seis vereadores de largar a campanha de Flexa Ribeiro (foto) em razão de o candidato ao Senado não ter honrado compromissos pactuados com o grupo.
  • Leitor atento adverte sobre informação equivocada da coluna: as mortes dos ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foram devidamente esclarecidas.
  • Somente o caso da família de ambientalistas, assassinada em janeiro de 2022, ainda não foi esclarecido.
  • Não se sabe onde correm mais recursos para melar eleição, se na Federação de Futebol ou na Fiepa.
  • O Hotel Solar do Caeté, sucessor do tradicional Hotel Carioca, na orla de Bragança, vai fechar as portas em dezembro e já desativou seu procurado restaurante. Imóvel está à venda.
  • A decisão de venda do hotel pelos herdeiros ocorre em função da morte do proprietário Carlos Rendeiro.
  • O Banco do Brasil selecionará 500 jovens da rede pública de ensino, entre 14 e 17 anos, para a fase piloto do seu programa de inclusão no mercado de trabalho.
  • Eles trabalharão quatro vezes por semana, três horas por dia.
  • Mundo “civilizado”: a Ucrânia anunciou que recebeu 7 mil soldados de 64 países amigos para ajudar na guerra desde o início do conflito.
  • A Rússia, por sua vez, garante ter mandado para a cova 2 mil desses homens. Grande vantagem…