Desembargadora menciona impactos percebidos por integrantes do Judiciário em meio à revisão nacional de verbas.
Desembargadora desabafa: dificuldades com efeitos financeiros associados a mudanças no ambiente de trabalho/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.
urante sessão pública recente no Tribunal de Justiça do Pará, a desembargadora Eva do Amaral Coelho registrou, em termos gerais, preocupação de integrantes da magistratura com efeitos financeiros associados a mudanças no ambiente normativo. O vídeo circula nas redes sociais. A manifestação ocorreu em caráter institucional, sem apresentação de dados individualizados, valores específicos ou indicação de medidas administrativas concretas - como atrasos, suspensões ou recálculos formalmente documentados.
No relato, foram citadas, de forma genérica, dificuldades enfrentadas por magistrados na gestão de despesas pessoais, em um contexto de ajustes recentes nas regras remuneratórias. A fala integra o debate interno da corte e não configura, por si, comprovação de situação generalizada.
O pano de fundo envolve decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a aplicação do teto constitucional e a revisão de verbas de natureza indenizatória. O tema também está sob acompanhamento do Conselho Nacional de Justiça, com foco na padronização de rubricas e observância dos limites remuneratórios.
Para aferir impactos objetivos no âmbito do tribunal, a análise depende de atos normativos locais, comunicações administrativas e dados consolidados de remuneração - informações sob responsabilidade das áreas técnicas e entidades representativas.
Como já registrado pela coluna, parte relevante da discussão envolve verbas indenizatórias que, em determinadas composições, podem elevar a remuneração acima do teto constitucional - atualmente na faixa de R$ 46,4 mil.
Essas rubricas vêm sendo reavaliadas à luz de diretrizes mais recentes sobre transparência e limites no serviço público. Não há indicação de corte linear, mas de revisão calibrada, com efeitos distintos conforme a natureza de cada parcela.
A combinação entre manifestações em plenário e posicionamentos institucionais é lida, no meio jurídico, como parte de um processo gradual de adequação às balizas nacionais, em linha com o movimento observado em outros tribunais estaduais.


•O médico Guataçara Gabriel (foto) está deixando o serviço público depois de mais de 30 anos. Foi, como ele mesmo diz, “alcançado pela expulsória”.
•Diretor-geral do Samu, que ajudou a criar em Belém, o amigo “Guata” tem uma história profissional brilhante, mas não tem DAS, nem padrinhos políticos na gestão municipal que poderiam mantê-lo na ativa.
•A Cerpasa, esquecida pela Procuradoria-Geral do Estado, mantém um “contrato amigável e exclusivo” com um fornecedor de cevada na Grande Belém que arrocha nos preços, vendendo a saca de 30 quilos a quase R$ 20.
•O monopólio favorece o negócio, mas pressiona criadores de frango e outros que dependem do produto como ração. Ninguém tasca.
•A crise da guerra do Irã fez dobrar o preço do petróleo no mercado mundial e acelerar o processo de abertura de novos poços no Brasil.
•Prefeitos do Marajó, que contam com os royalties gerados para beneficiar a região, torcem pela descoberta de novos poços na Costa Atlântica Norte.
•O presidente da Associação dos Municípios marajoaras, Clebinho Rodrigues, de Bagre, busca diálogo com a Petrobras apoiando a abertura de novos poços na costa atlântica norte
•A reunião anunciada entre os presidentes americano Donald Trump e Lula está propensa a não acontecer face às questões geopolíticas, a proximidade da Copa do Mundo e as eleições no parlamento americano e as brasileiras, no final do ano.
•Dizem os analistas que se Trump vislumbrar a vitória de Flávio Bolsonaro para Presidente da República, esse encontro fica ainda mais inviável.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.