No BRT, a técnica ignora a realidade e empurra problema para os usuários Aposentadoria vira renda familiar e expõe adultos que não assumem filhos BRT nasce lotado, mas descarrila com erros de projeto e de gestão de tráfego
Saúde

Serviços de saúde do Estado funcionarão com mudanças na semana do Ano Novo

Hospitais e unidades da rede estadual atuarão em regime de plantão ou com ajustes nos atendimentos entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro

  • 286 Visualizações
  • 30/12/25 20:00
Serviços de saúde do Estado funcionarão com mudanças na semana do Ano Novo

Belém, PA - A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa à população sobre o funcionamento dos serviços de saúde sob gestão estadual durante a semana do Ano Novo. Entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, período que abrange véspera de feriado, feriado nacional e ponto facultativo no serviço público estadual, algumas unidades funcionarão em regime de plantão, enquanto outras terão atendimentos ajustados conforme seus perfis assistenciais.


Unidades especializadas e Centros de Atenção Psicossocial


As Unidades de Referência Especializada (URE) Presidente Vargas, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe) e Materno-Infantil e Adolescente (Uremia), bem como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipos I e II, estarão fechados nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. O funcionamento será retomado na segunda-feira, 5 de janeiro.


Os Caps tipo III - Grão-Pará, Renascer e Marajoara, além da Unidade Básica da Pedreira manterão o atendimento apenas para urgência e emergência durante o período, com retorno do atendimento ambulatorial também no dia 5.


Hospitais estaduais de gestão direta


Hospitais como a Santa Casa do Pará, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas (em Belém), além dos hospitais regionais de Cametá, Salinópolis e Conceição do Araguaia, atuarão em regime de plantão, garantindo assistência a pacientes internados e casos de urgência e emergência, conforme o perfil de cada unidade.


Policlínicas e centros especializados


As Policlínicas Metropolitana (Belém), Lago de Tucuruí e de Marabá não funcionarão nos dias 31/12, 1º e 2/1, retornando as atividades na segunda-feira (5). Já o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), ambos em Belém, estarão fechados apenas no dia 1º de janeiro.


O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, manterá atendimento ininterrupto para casos de urgência e emergência.


Hospitais gerenciados por organizações sociais


Diversos hospitais regionais e especializados da rede estadual funcionarão com foco em internações e atendimentos de emergência, sem interrupção nos serviços essenciais:


Hospital Galileu (Belém), HRSP (Marabá), Hospital Regional do Araguaia (Redenção), HGCS (Altamira), HMIB (Barcarena), HRMJ (Oriximiná) e Hospital Regional da PA-279 (Ourilândia do Norte): atendimento conforme perfil assistencial, com funcionamento normal sendo retomado em 5 de janeiro.


Hospital Regional de Castanhal (HRPC): manutenção dos atendimentos de urgência e internação, com suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais e de diagnóstico nos dias 31 e 1º.


Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA - Santarém): sem consultas, exames ou cirurgias eletivas no dia 1º de janeiro.


Hospital Regional do Tapajós (HRT - Itaituba): atendimento assistencial normal; setores administrativos com ponto facultativo no dia 2.


Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT): serviços assistenciais mantidos; setor administrativo com escala especial no dia 2.


Hospital Abelardo Santos (HRAS - Icoaraci/Belém): funcionamento normal em todos os setores, inclusive em feriados e ponto facultativo.


Hospital da Mulher do Pará (HMPA): serviços agendados mantidos nos dias 31/12 e 2/1. No dia 1º, atendimento restrito ao pronto atendimento 24h para casos de violência sexual e doméstica e urgências ginecológicas.


Hospital Metropolitano (HMUE - Ananindeua), HGT (Tailândia) e HRPL (Paragominas): funcionamento normal durante o período.


HRPM (Breves): atendimento mantido apenas nos setores de internação.


Hospital Jean Bitar (Belém): funcionamento normal para internação; atendimento ambulatorial restrito a exames laboratoriais e de imagem.


Complexo Hospitalar dos Caetés (Capanema): funcionamento normal; o Natea (atendimento ao autismo) estará fechado até segunda-feira (5).


Hospital Regional de Tucuruí: mantém internação e pronto atendimento. Áreas administrativas, ambulatoriais e Unacon fechadas nos dias 31/12 e 1º/1, com retorno dia 2.


Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa: internação e pronto atendimento mantidos; setores administrativos e ambulatoriais fechados apenas no dia 1º de janeiro.


Fundação Hemopa


A Fundação Hemopa organizou um cronograma especial para a semana do Ano Novo, visando garantir o abastecimento dos estoques de sangue:


Quarta-feira (31/12): atendimento em Belém (sede e unidades Castanheira e Metrópole - 7h30 às 13h), Abaetetuba e Marabá (7h às 13h), Capanema (7h às 12h). Unidades de Santarém, Redenção, Tucuruí, Altamira e Castanhal estarão fechadas.


Quinta-feira (1º/1): todas as unidades estarão fechadas.


Sexta-feira (2/1): reabertura das unidades em Belém, Castanheira, Metrópole (7h30 às 13h), Santarém, Marabá (7h às 13h) e Capanema (7h às 12h). Demais unidades permanecem fechadas.


Sábado (3/1): funcionamento em Belém (sede, Castanheira e Metrópole - 7h30 às 17h) e Santarém (7h às 13h). Outras unidades estarão fechadas.


Domingo (4/1): todas as unidades da Hemopa estarão fechadas.


Orientações à população


A Sespa reforça que os serviços de urgência e emergência permanecerão em funcionamento durante todo o período, de acordo com o perfil assistencial de cada unidade. Para procedimentos eletivos, exames e atendimentos ambulatoriais, o retorno está previsto para segunda-feira, 5 de janeiro.


Informações e foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.