Cosanpa fecha acordo de quase R$ 8 milhões para reestruturação e gestão de riscos Ranking global do turismo ignora Belém e projeta Manaus na dianteira para 2026 Retorno do PSDB ao tabuleiro político do Pará é difícil, mas não impossível
Promoção

Semana Nacional do Cinema contribui para a permanência das salas de filmes

Especialista destaca benefícios que o cinema pode trazer para os consumidores

  • 42 Visualizações
  • 09/02/26 19:00
Semana Nacional do Cinema contribui para a permanência das salas de filmes

Belém, PA - O cinema é um espaço que atrai públicos de todas as idades, sendo ele então considerado patrimônio imaterial à sociedade. Na Semana Nacional do Cinema, comemorada de 5 a 11 de fevereiro, a movimentação desse equipamento cresce mais e reforça a sua permanência cultural. 


Seja cinéfilo ou não, frequentar o cinema é uma habituação mesmo na era digital. Para Rodolfo Marques, professor de Comunicação Social da Unama, a Universidade da Amazônia, os filmes dialogam com linguagens socioculturais que refletem - muitas das vezes - no modo de vida, valores e conflitos da sociedade.


"Os filmes, assim como o cinema, são instrumentos que provocam o pensamento críticos, reflexões e lições de vida. Ao assistir, as pessoas se conectam com as emoções dos personagens e interpretam o mundo que se passa naquela obra", afirma.


"Independentemente do gênero, as obras audiovisuais conseguem ampliar a visão de quem está assistindo, Todo filme possui uma moral, uma história que há comportamentos humanos. Essa realidade, seja ela ficção ou fatos reais, estimula o público a se inteirar naquele enredo", pontua o professor. 


O comunicólogo acredita que o cinema conseguiu resistir ao tempo, mesmo com o crescimento de streamings e lançamento virtual de filmes digitais. Ele defende que políticas, como a Semana Nacional do Cinema, são fundamentais para manter esse espaço às novas gerações.


"A Semana Nacional do Cinema fortalece o hábito de frequentar esse espaço. Mesmo com o avanço do streaming, as salas de cinema oferecem uma experiência única e coletiva para o público. Sejam adultos ou novas gerações, o cinema resgata memórias e cria momentos afetivos. É uma verdadeira imersão cultural", finaliza.


Foto: Freepik

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.