MP aponta indícios de irregularidades e pede afastamento de gestores da Hiléia Ecad amplia cobrança em hotéis e reacende as discussões sobre critérios "injustos" Número de pessoas que moram sozinhas quase dobrou no Pará nos últimos dez anos
Transtorno

Prefeitura de Belém decreta estado de emergência após chuva recorde em Belém

Órgãos gestores pedem que a população evite áreas de risco e siga as orientações da Defesa Civil

  • 246 Visualizações
  • Da Redação | Com a Agência Belém
  • 20/04/26 09:00
Prefeitura de Belém decreta estado de emergência após chuva recorde em Belém

Belém, PA - O prefeito de Belém, Igor Normando, decretou estado de emergência na cidade por causa das fortes chuvas dos últimos dois dias. Em quase 24 horas, Belém registrou mais de 150 mm de chuva, quase metade do que se espera para o mês inteiro de abril.


Nas suas redes sociais, na noite deste domingo, 19, o prefeito informou que uma força-tarefa já está nas ruas para ajudar as famílias atingidas pelos alagamentos. As equipes da prefeitura estão trabalhando para reduzir os impactos dessa chuva forte e fora do normal. “Nossas equipes da Defesa Civil e da Zeladoria vão continuar trabalhando para reduzir os impactos da chuva”, afirmou o prefeito Igor Normando.


Com o decreto de emergência, a Prefeitura ganha mais agilidade para usar recursos, contratar serviços emergenciais e pedir ajuda do governo do Estado e do governo federal. O foco é atender as famílias afetadas e recuperar as áreas mais prejudicadas.


A situação foi agravada por causa da maré alta, que chegou a 3,6 metros hoje e dificultou o escoamento da água. Vários pontos da cidade entraram em alerta.


A força-tarefa conta com equipes da Assistência Social, Defesa Civil e da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), atuando principalmente nas áreas mais críticas.


A Prefeitura pede que a população evite áreas de risco e siga as orientações da Defesa Civil enquanto as equipes continuam trabalhando sem parar.


Monitoramento


Desde o começo deste domingo, a Prefeitura vem monitorando os alagamentos e transtornos causados pela chuva. O bairro mais afetado foi o Terra Firme. Outros bairros com problemas foram Condor, Jurunas, Icoaraci, Tapanã, Parque Verde e Cabanagem, onde moradores enfrentaram alagamentos e dificuldade para se locomover. A chuva também derrubou árvores nos bairros Pedreira e Curió-Utinga.


Para organizar melhor a resposta, a Prefeitura criou um Comitê de Monitoramento com a Funpapa, Defesa Civil e Zeladoria. Entre as medidas, está o aumento de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua e atendimento direto às famílias desalojadas.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.