Servidores apontam suspeitas de possível favorecimento em concurso na Emater Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026

Praça da Bandeira, no centro de Belém, passa para a responsabilidade do Exército

Apesar de bem localizado, espaço é, atualmente, pouco utilizado e frequentado pela população.

  • 515 Visualizações
  • 12/06/2025, 21:00
Praça da Bandeira, no centro de Belém, passa para a responsabilidade do Exército

Belém, PA - A Prefeitura de Belém e o Comando Militar do Norte (CMN) assinaram, nesta quinta-feira, 12, um acordo que estabelece a Parceria Público Privada (PPP) que cede ao Exército Brasileiro a Praça da Bandeira, no bairro da Campina, como parte do projeto “Adote uma Praça”. A assinatura foi formalizada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, e pelo representante do Exército Brasileiro, o general José Ricardo Vendramin Nunes.


“A Praça da Bandeira ganhará um novo cenário com o Exército Brasileiro que passa a administrá-la. Essa é uma grande entrega que vai beneficiar um dos mais grandiosos e significativos equipamentos públicos que pulsa no coração da cidade, mas que, por muitos anos, esteve abandonado”, disse o prefeito. “Com a parceria da Prefeitura de Belém e o Exército Brasileiro, nós vamos garantir uma revitalização completa e uma ressignificação para a população, especialmente quem vive no entorno”, complementou.


O Exército Brasileiro ficará responsável pela construção, manutenção e segurança do novo espaço. A iniciativa foca na conservação, sustentabilidade e bem-estar da população.


"A Praça da Bandeira permanecerá sendo um equipamento público de grande valia para a população, tem muita ligação afetiva conosco, tendo mais de 100 anos de existência, além de estar na frente do Quartel General. Vamos tomar conta da praça, junto com a Prefeitura. Esse será um processo gradativo, a passagem de manto para que o equipamento público seja recuperado devidamente com as intervenções que precisam ser feitas. É uma parceria duradoura e para o bem de todos", disse o general Vendramin.


Tendo ao redor prédios imponentes como o do Colégio Paes de Carvalho e o do Comando Militar do Norte, do Exército, a Praça da Bandeira, atualmente, tem poucos atrativos e é pouco utilizada pela população.


Com a parceria,  o cenário de abandono vai mudar. De acordo com Normando, o projeto da nova Praça da Bandeira tem cerca de dez mil metros quadrados e incluirá estacionamento, área de gastronomia, espaço infantil, quadra poliesportiva e um Museu do Exército.


“Sem dúvida alguma a cidade vai ganhar muito com isso. Vai ser uma praça para toda a família, com toda a segurança e com todo o espaço voltado para a população. A gente vai devolver esse espaço pra cidade”, afirmou.


Projeto


O “Adote uma Praça” busca criar ambientes mais limpos, seguros e acolhedores, estimulando o engajamento da sociedade e o sentimento de pertencimento da população. Entre os benefícios previstos estão a instalação de mobiliário urbano, pontos de hidratação, lixeiras e áreas de lazer; além da realização de eventos culturais e a manutenção constante dos espaços adotados.


O programa estimula parcerias entre o poder público municipal e a iniciativa privada ou outras esferas públicas para a conservação, manutenção e revitalização de praças públicas da capital paraense. A iniciativa promove melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, com foco na transparência, desburocratização e qualificação dos espaços públicos.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.