No BRT, a técnica ignora a realidade e empurra problema para os usuários Aposentadoria vira renda familiar e expõe adultos que não assumem filhos BRT nasce lotado, mas descarrila com erros de projeto e de gestão de tráfego
O golpe tá aí...

PC prende homem acusado de vender canetas emagrecedoras falsificadas em Irituia

Operação 'Blue Pen' desarticulou esquema de venda ilegal de substâncias vindas do exterior, como anabolizantes e grande quantidade de materiais injetáveis

  • 43 Visualizações
  • 27/01/26 22:00
PC prende homem acusado de vender canetas emagrecedoras falsificadas em Irituia

Belém, PA - A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação “Blue Pen” que resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de armazenar e comercializar anabolizantes e canetas emagrecedoras falsificadas no município de Irituia. A ação foi realizada pela Delegacia de Irituia, em conjunto com a Delegacia de São Miguel do Guamá e com apoio da Polícia Militar de Irituia e de São Miguel do Guamá.


A operação foi realizada em duas fases e teve como objetivo apreender e retirar de circulação canetas emagrecedoras que vinham sendo comercializadas irregularmente nos municípios de Castanhal, São Miguel do Guamá e Irituia.


Na primeira fase, após intensa investigação, o suspeito foi preso em flagrante. “Identificamos fornecedores de uma cadeia de comercialização de hormônios e canetas emagrecedoras oriundas do Paraguai, com atuação na cidade de Irituia. Diante disso, realizamos diligências e efetuamos a prisão do investigado, que portava dez tipos de anabolizantes e dois tipos de canetas emagrecedoras no momento da abordagem”, explicou o delegado Henrique Inácio, titular da Delegacia de Irituia.


O homem foi flagrado oferecendo substância controlada a um agente policial disfarçado. A investigação reuniu elementos probatórios consistentes da prática criminosa, incluindo mensagens trocadas em grupos de celular da cidade.


Na segunda fase da operação, após a prisão do investigado, as equipes se deslocaram até o município de São Miguel do Guamá, onde localizaram e apreenderam toda a carga que estava em posse do suspeito.


Foram apreendidas sete canetas emagrecedoras; 32 canetas de insulina; 25 frascos de anabolizantes injetáveis; comprimidos de anabolizantes de uso oral; 166 agulhas; 77 seringas hipodérmicas de 3 ml; 18 seringas de insulina de 1 ml; 143 agulhas hipodérmicas de 1 ml; quatro isopores pequenos; um cooler azul de pequeno porte; e uma frasqueira rosa com diversas gavetas internas.


O veículo utilizado pelo investigado também foi apreendido, com representação para sua destinação em favor de órgãos de segurança pública, conforme previsto no artigo 61 da Lei de Drogas.


A operação “Blue Pen” integra um conjunto de ações da Polícia Civil voltadas à proteção da saúde pública, uma vez que a comercialização de canetas emagrecedoras falsificadas representa grave risco à população. Esses produtos possuem venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme resoluções e portarias publicadas nos últimos meses.


Foto: Divulgação

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.